CÂMARA

Lira chega a acordo final com partidos e fecha chapa para Mesa Diretora

Publicado em: 31/01/2023 13:56

 (Foto: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados)
Foto: Marina Ramos/ Câmara dos Deputados
A chapa oficial dos acordos de partidos para disputar a Mesa Diretora com Arthur Lira como candidato à recondução à presidência da Câmara dos Deputados foi fechada ao fim da manhã desta terça-feira (31), data da véspera das eleições. PT e PL, diferentemente do que acontece no Senado, estão do mesmo lado.

Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) está na segunda vice-presidência. O nome era a única dúvida do grupo. A lista da composição circula em mensagem interna da Câmara, via WhatsApp, entre lideranças da Casa.

A discussão, conforme adiantou mais cedo o Correio Braziliense, estava se dando internamente no PL, pois até então Sóstenes Cavalcante não era consenso na bancada. Marcos Pereira (Republicanos-SP) ocupa a segunda vice-presidência. Luciano Bivar (União Brasil-PE) está na primeira secretaria; Maria do Rosário (PT-RS) na segunda; Júlio César (PSD-PI) na terceira; e Lúcio Mosquini (MDB-RO) na quarta.

O último nome também foi veiculado em primeira mão pelo Correio. O pleito desta quarta-feira (1º/2) deve apenas cumprir o rito, visto que Lira é considerado o único com uma candidatura viável à vitória. Confirmado para a disputa, Chico Alencar (PSol-RJ) colocou seu nome com apoio de sua bancada, a qual devem se restringir seus votos.

PT, PSB e outros partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminham consolidados para reconduzir o atual presidente.

Um dos partidos mais fiéis ao PP de Lira, o Republicanos ocupa na legislatura que se encerra nesta quarta-feira a quarta secretaria e, na atual composição, terá a primeira vice, que estava sendo disputada também pelo PL. Ao longo das duas últimas semanas, a reportagem acompanha a disputa e vinha afirmando que a composição de uma vitória anunciada teria seu desfecho horas antes do pleito.
Tags: camara | chapa | lira |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.