Discurso

Trump quer presidente da Rússia na reunião do G7

Publicado em: 03/06/2020 16:08 | Atualizado em: 03/06/2020 16:12

Em entrevista a Rádio da Fox News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ser de "senso comum" convidar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a cúpula do G7. Segundo o líder norte-americano seria muito mais fácil resolver diversas questões se o presidente russo estivesse presente na reunião. “Muitas das coisas sobre as quais conversamos são sobre Putin. Estando com ele na sala as coisas são resolvidas”, declarou Donald Trump.

Além do mais, Trump também revelou querer estabelecer um “pacto nuclear” com o Governo russo. “Eu quero um pacto nuclear, átomo (armas nucleares) seguro, porque este é o maior problema que existe no mundo”, afirmou.

Em relação aos comentários do dirigente americano sobre o “pacto nuclear”, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, se pronunciou ao destacar que o tempo do Tratado Start III está se esgotando e que os ministros das Relações Exteriores devem levar isso em consideração e, portanto, precisam intensificar o trabalho.


O Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START III) acaba ano que vem e os Estados Unidos já anunciaram que só o prolongariam se fossem incluídas a China e uma série de sistemas de armas que anteriormente não faziam parte do acordo. Vale lembrar que os EUA notificaram oficialmente à Rússia sobre a saída norte-americana do Tratado de Céus Abertos, em vigor desde 2002 e que permite a 34 países participantes que coletem abertamente informações sobre as Forças Armadas e atividades militares uns dos outros. Este foi o terceiro acordo de controle de armas de que os EUA se retiram durante a administração Trump, sendo os demais a saída do pacto internacional sobre o Programa Nuclear do Irã e o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.