Acidente

Para Paulo Câmara, acidente no metrô do Recife reflete falhas e improvisos

Publicado em: 18/02/2020 14:52 | Atualizado em: 18/02/2020 15:29

"O que a gente vê é a necessidade de manutenção mais adequada e de profissionalização da gestão do metrô", disse o governador. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
"O que a gente vê é a necessidade de manutenção mais adequada e de profissionalização da gestão do metrô", disse o governador. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
O governo de Pernambuco vai pedir ao Ministério do Desenvolvimento Regional providências urgentes para os problemas do Metrô do Recife. A informação foi dada nesta terça-feira (18) pelo governador Paulo Câmara, após um evento na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Segundo o chefe do executivo estadual, o acidente ocorrido no início da manhã reflete a necessidade de melhorias no sistema, gerido pelo governo federal.

“Assim que chegar ao Palácio (do Governo, no bairro de Santo Antônio), vou oficiar o ministro Rogério Marinho para que ele tome conhecimento da questão. Também estou buscando uma agenda e vamos investigar exatamente o que foi isso (o acidente)”, disse Paulo Câmara. “O que a gente vê é a necessidade de uma manutenção mais adequada e de uma profissionalização da gestão do metrô. A gente não pode trabalhar com improvisos em um transporte que envolve tantas pessoas”, acrescentou.

“Estamos fazendo um investimento muito grande para melhorar o serviço de ônibus, de responsabilidade do estado. E vamos exigir que o governo federal cumpra sua obrigação em relação ao metrô”, concluiu o governador. 

O acidente
A colisão aconteceu por volta das 5h30 desta quarta. Um trem, que vinha de Jaboatão, bateu na traseira de outro, que veio de Camaragibe e estava parado na estação Ipiranga, no bairro de Afogados, Zona Sul do Recife. O funcionamento da Linha Centro do metrô foi suspenso e não há, por enquanto, previsão de retomada do serviço.

Trens colidiram na manhã desta terça-feira (18). (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Trens colidiram na manhã desta terça-feira (18). (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Até a publicação desta reportagem, 67 pessoas receberam atendimento médico por causa do acidente na estação Ipiranga do metrô. Sessenta delas foram recebidas em unidades estaduais, como o Hospital da Restauração e Unidades de Pronto Atendimento (UPA); seis na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; e uma no Hospital do Espinheiro, administrado pelo Hapvida.

A Polícia Civil deu início às investigações da causa do acidente. O Instituto de Criminalística (IC) esteve na estação no início da manhã para realizar perícias. As imagens do circuito de segurança da CBTU devem ajudar a indicar o que provocou a colisão. "Se tratando do primeiro acidente deste tipo que ocorre desde o início da operação, temos muitas análises a fazer. Vamos solicitar as imagens para analisar e concluir um laudo em até 15 dias", afirmou o perito Haroldo Azevedo.

Em nota, a CBTU lamentou a colisão dos trens. "A empresa está acompanhando e prestará assistência a todos os usuários envolvidos. Um comitê de crise foi instituído e a comissão interna de acidentes já está trabalhando na análise dos fatores que podem ter contribuído para tal ocorrência que é inédita", diz a empresa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.