Coronavírus

Máscaras começam a ser mais procuradas pela população

Publicado em: 27/02/2020 15:22 | Atualizado em: 27/02/2020 17:47

No HUOC, máscaras são vistas entre funcionários e pacientes (Foto: Leandro de Santana/esp.DP)
No HUOC, máscaras são vistas entre funcionários e pacientes (Foto: Leandro de Santana/esp.DP)
No Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, onde há dois pacientes internados com suspeita de estarem com coronavírus, as máscaras passaram a ser vistas com mais frequência, nesta quinta-feira (27), no rosto de pacientes e funcionários. A procura pelas máscaras e pelo álcool em gel também é alta nas farmácias. O médico infectologista Tomaz Albuquerque alerta que pessoas sem sintomas de síndromes respiratórias não precisam usar máscaras, com exceção de equipes de saúde que lidam diretamente com os pacientes. O álcool em gel, por sua vez, é aconselhado. Às 17h, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz coletiva para atualizar os dados sobre coronavírus no estado.

Na entrada do HUOC, um funcionário da portaria disse que começou a usar a máscara a partir de hoje. O equipamento de proteção individual foi cedido pela unidade de saúde. Vigilantes e pessoas da limpeza também foram vistos usando o acessório, assim como o motorista de uma ambulância da Secretaria Estadual de Saúde.

A motorista de aplicativo Patrícia Julião, 41, disse que trabalha atendendo funcionários e pacientes do HUOC. Desde o carnaval, ela comprou uma máscara porque disse estar gripada. Também tem medo de se contaminar com o coronavírus. “No carnaval, peguei um passageiro que estava com uma amiga chinesa e ele contou que a menina estava sofrendo preconceito até da família dele. Cheguei a usar a máscara no carnaval, mas teve passageiro que ficou com medo de mim, então tirei”, disse Patrícia, com uma máscara no rosto.

Na única farmácia da Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, o estoque de máscaras e álcool em gel esgotou nas primeiras horas desta manhã. “A gente estava com 12 caixas com 50 máscaras cada e com 30 embalagens com álcool em gel pequenas e grandes,mas foi tudo vendido. E a procura continua”, disse uma vendedora da farmácia. Ela disse, ainda, que está havendo uma grande procura por vitamina C com zinco para aumentar a imunidade e proteger de gripes e viroses.

O médico Tomaz Albuquerque disse que apenas os pacientes com sintomas de síndrome respiratória, com tosse e coriza, por exemplo, devem usar máscaras para não contaminar outras pessoas. E a orientação vale não apenas para o coronavírus. A orientação só vale para o caso da pessoa estar circulando em locais com muitas pessoas. Se o paciente está isolado no quarto, não há necessidade. Para quem está hospitalizado, a orientação é usar somente ao sair do quarto. Não há necessidade de pessoas sem sintomas usarem a máscara. “A máscara para quem está com o sintoma é suficiente, pois evita a proliferação no ambiente.” No caso das equipes de saúde, há necessidade do uso porque ficam mais próximas dos pacientes e por mais tempo.

No caso do álcool em gel, disse o infectologista, apenas em casos de mãos muito sujas ele não é sugerido, mas é indicado sim o seu uso ao longo do dia, por pelo menos 20 segundos. Inclusive no hospital, destacou, o uso do insumo é estimulado.

O último balanço da SES, divulgado na noite de ontem, aponta para três pessoas internadas com suspeitas de estarem com coronavírus. Dois pacientes, uma mulher com 51 anos e um homem com 24 anos, estão em isolamento no HUOC. O terceiro paciente, um homem com 41 anos, está em um hospital particular no Derby.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.