Pesquisa

Fundaj lança concurso de ensaios para premiar com R$ 10 mil trabalhos sobre museu

Publicado em: 27/02/2020 16:35 | Atualizado em: 27/02/2020 16:37

Trabalhos devem abordar história ou ações do Museu do Homem do Nordeste. (Foto: Arquivo DP)
Trabalhos devem abordar história ou ações do Museu do Homem do Nordeste. (Foto: Arquivo DP)
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) divulgou, nesta quinta-feira (27), o lançamento do edital do Concurso de Ensaios Aécio de Oliveira em comemoração aos 40 anos do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). O processo seletivo de âmbito nacional vai contemplar seis ensaios resultantes de pesquisa inédita e original, que abordem o museu e suas ações em uma ou mais áreas de atuação, tais como acervo, exposições e atividades educativas e culturais.

A escolha dos ensaios será realizada pela Comissão Julgadora, composta por seis profissionais e um secretário/a. Os seis primeiros trabalhos considerados vencedores do Concurso receberão um prêmio individual de R$ 10 mil. A lista dos ensaios premiados será publicada no Diário Oficial da União.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de junho. Independente do nível de formação profissional, experiência acadêmica e âmbito de ação, o concurso é destinado para pessoas físicas autoras dos trabalhos, exceto servidores e terceirizados da Fundaj. "O objetivo do edital é abrir portas para a sociedade debater, refletir e propor ideias a respeito do Muhne. É importante ouvir outras experiências que agreguem conhecimento e novas perspectivas. Temos acervo e arquivos ricos, que guardam memórias de diversas instituições museológicas", afirma a servidora da Fundaj e integrante da equipe do Muhne Silvia Paes Barreto.

Os ensaios deverão ser inscritos, obrigatoriamente, a partir das seguintes linhas temáticas: Olhares sobre a Coleção; História e Memória Institucional; Ações museológicas do Muhne e os discursos sobre a Região Nordeste. Cada concorrente só tem direito de registrar um projeto. É importante ter atenção para as regras de submissão dos artigos especificadas no edital, disponível ao fim da página.

"Na linha temática Olhares sobre a Coleção espera-se que os ensaios versem sobre o acervo e busquem interrogá-lo a partir de temas e perspectivas da atualidade. Já na linha História e Memória Institucional, os ensaios poderão abordar os seguintes pontos: o Muhne e o contexto histórico de sua criação, as ações museológicas realizadas pela Fundaj desde a sua criação (1949); análises sobre a formação e o desenvolvimento do acervo museológico da instituições; abordagens sobre a atuação de gestores e profissionais em exercício no Muhne. Por fim, a linha Ações museológicas do Muhne e os discursos sobre a Região Nordeste aguarda-se que os ensaios reflitam sobre as implicações e rebatimentos entre ações museológicas do Muhne e os discursos sobre o Nordeste", explica Silvia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.