Chuvas continuam nesta terça, segundo Apac

Publicado em: 22/07/2019 19:14

Os maiores volumes de chuva, nas últimas 12 horas, foram registrados em São Lourenço da Mata, Ipojuca e Goiana - Peu Ricardo/DP
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), esta terça-feira (23) deve ser chuvosa na área leste do estado. Em boletim divulgado no fim da tarde desta segunda (22), o órgão prevê chuvas de intensidade moderada a forte para toda a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Apesar de ter sido registrado, nas últimas 12 horas, precipitações moderadas em ambas as regiões, a situação era regular nos municípios, sem graves ocorrências. Na Mata Sul, onde mais de 600 famílias ficaram desabrigadas no fim de semana, a chuva diminuiu e, segundo a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado (Codecipe), os afetados já retornaram às suas casas.

Equipes da Codecipe e da Casa Militar seguem fiscalizando a situação em São José da Coroa Grande, Tamandaré e Barreiros - nesta última, a prefeitura solicitou apoio humanitário. As 518 famílias afetadas no fim de semana estão sendo cadastradas para receber donativos. “Estamos verificando com a Defesa Civil de Barreiros o que as pessoas precisam. Assim que chegar esse levantamento, vamos preparar a entrega do material”, contou o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José Viana.

Em Tamandaré, as famílias afetadas retornaram no mesmo dia para suas residências, segundo o prefeito Sérgio Hacker. “Disponibilizamos equipes para remover barro, lama, e materiais de limpeza, para que a população pudesse limpar as casas. Mas os danos foram mínimos. Não tivemos morte, nem nada”, comentou. Ao todo, 38 casas foram inundadas, todas elas localizadas no distrito de Santo André, na zona rural.

Grande Recife
Na Região Metropolitana, só foram detectadas situações mais fortes em Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, todas sem vítimas. No caso de Jaboatão, houve o desabamento de uma residência em Monte Verde e a queda do teto de uma casa em Santo Aleixo. Já em São Lourenço, um muro de arrimo caiu.

No Recife, todos os 67 chamados registrados pela prefeitura foram para vistoria ou implantação de lonas. A situação se repetiu em Olinda, Paulista e Camaragibe.

Rodovias e Água
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os motoristas devem ficar atentos quando passarem na PE-096, no trecho entre Água Preta e Barreiros. A circulação por ali foi afetada por conta de um deslizamento de barreira. Uma equipe técnica foi para lá, realizar limpeza e drenagem da via.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) registrou o rompimento de um trecho da Adutora de Siriji, que atende oito cidades da Mata Norte. Em função do acidente, estão sem água a cidade de Condado e os distritos de Borracha (Vicência), Upatininga e Caueiras (Aliança). As demais cidades do Sistema Siriji estão com abastecimento parcial, sendo atendidas por sistemas locais. São elas: Aliança, Vicência, Buenos Aires, Machados, São Vicente Férrer e Macaparana. Já Itaquitinga, também atendida por esse sistema, está com o abastecimento temporariamente suspenso em virtude da turbidez da água no local.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.