Educação

Torre Malakoff recebe mostra de projetos de pesquisa e extensão da UFPE

Publicado em: 28/06/2019 17:16 | Atualizado em: 28/06/2019 17:24

Foto: Adufepe

Com o objetivo de apresentar para a sociedade civil um recorte dos projetos de pesquisa e programas de extensão de sucesso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ocorre neste domingo o Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff, das 11h às 16h. O espaço receberá mostras de iniciativas em áreas como Petróleo e Gás, Geologia, Engenharia Biomédica, Saúde, Inovações Automobilísticas, Fabricação Digital, Matemática e Astronomia. As apresentações têm acesso gratuito.

O Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre o papel desempenhado pelas universidades públicas na produção do conhecimento e desenvolvimento do país. 

Durante todo o dia o público poderá passar pelos estandes dos projetos de pesquisas produzidos na universidade, em seus mais diversos segmentos, além de assistir vídeos destacando as iniciativas de sucesso da universidade pública e deu papel fundamental para o desenvolvimento do país. "A ideia é também despertar o interesse da população para o ingresso na universidade, através de exemplos claros do que eles poderão produzir enquanto profissionais e pesquisadores qualificados", conta Edeson Siqueira, presidente da Adufepe e professor do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.

Participam da ação projetos como os desenvolvidos pelo Departamento de Engenharia Biomédica, que estudam o uso da Inteligência Artificial para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças como o Alzheimer e o Câncer de Mama; o Desenvolvimento e Produção de Medicamentos Fitoterápicos Padronizados a Partir da Flora Regional, do Departamento de Farmácia; o GREA3D - Grupo de experimentos em artefatos 3D, que trabalha no desenvolvimento de ações de prototipagem e impressões em 3D, fabricação digital, sistemas generativos de projeto, robótica e modelagem paramétrica. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT), responsável pela discussão e reflexão sobre o ensino da Matemática, aplicada na prática atividades, métodos e estratégias didáticas, com a finalidade de aperfeiçoamento, capacitação e estímulo permanente da atividade docente em Matemática. 

Serviço
Observatório do Conhecimento na Torre Malakoff
Quando: Domingo (30), das 11h às 16h
Quanto: Acesso gratuito
Informações: www.adufepe.org.br ou (81) 3036-2250
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.