INVESTIGAÇÃO
PF investiga elo entre farra do INSS e esquema de crédito consignado
Entidades das fraudes nos descontos do INSS fizeram pagamentos a empresas que operam crédito consignado e ganham sobre cada filiado novo
Por: Metrópoles
Publicado em: 03/05/2025 17:55
![]() |
BRENO ESAKI/METRÓPOLES |
Quebras de sigilo bancário mostram que entidades envolvidas no esquema bilionário de fraude contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram pagamentos milionários a empresas que operam créditos consignados sob suspeita. As transações fizeram a Polícia Federal (PF) investigar a relação entre a farra dos descontos indevidos e os empréstimos feitos com segurados.
A prática seria uma forma de as entidades conseguirem filiar ainda mais aposentados para cobrar mensalidades associativas por meio de convênio com o INSS. Estima-se que mais de 6 milhões de segurados tenham sido filiados a associações e sindicatos, que arrecadaram R$ 6,3 bilhões com descontos desde 2019.
Confira as informações completas na matéria do Metrópoles.