DELEGAÇÃO NORTE-AMERICANA
Coordenador de sanções dos EUA no Brasil para combater o crime organizado
A delegação chegou à capital brasileira na segunda-feira e deve permanecer até quarta-feiraPublicado em: 06/05/2025 18:57
![]() |
Chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, David Gamble (foto: Reprodução) |
Uma delegação norte-americana, chefiada pelo chefe interino da Coordenação de Sanções do Departamento de Estado dos EUA, David Gamble, juntamente com o assessor sênior do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, Ricardo Macedo Pit, se encontram em Brasília com a incumbência de reforçar o combate ao crime organizado, terrorismo e tráfico de drogas internacional.
"A missão tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral no enfrentamento de organizações criminosas transnacionais, bem como os programas de sanções dos EUA voltados ao combate ao terrorismo e ao tráfico de drogas, contribuindo para a proteção dos cidadãos americanos e brasileiros. Esta missão está alinhada com a agenda America First (América Primeiro). Os membros da delegação se reunirão com uma série de interlocutores no Brasil", anunciou a Embaixada dos Estados Unidos.
A delegação chegou à capital brasileira na segunda-feira e deve permanecer até quarta-feira. Macedo Pit já se encontrou com o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Paulo Bilynskyj, que são líderes das Comissões de Segurança Pública das câmaras legislativas. Segundo Flávio Bolsonaro, o objetivo final é que os EUA declarem o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho como organizações terroristas e colaborem com as autoridades brasileiras para combatê-las e as enfraquecer.
"Nós precisamos dessa interlocução com autoridades internacionais que estão acostumadas a combater esse tipo de marginal, inclusive declarando essas organizações aqui no Brasil como organizações terroristas", disse o senador, que ainda apelou ao governo brasileiro que abrace a iniciativa e formalize qualquer tipo de acordo que possa ser feito com os EUA, seja financeiro ou de compartilhamento de informações ou tecnologia.
Os parlamentares também pediram que a Embaixada coordenasse uma reunião em Washington com o governo norte-americano e autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A embaixada norte-americana acrescentou que, desde o início do ano, a parceria bilateral em segurança fez com que mais de 70 toneladas de cocaína destinadas ao exterior fossem apreendidas. "Um cidadão brasileiro, responsável pelo contrabando de centenas de pessoas para os Estados Unidos, foi preso em território americano; mais de 200 traficantes de animais selvagens tiveram sua entrada no país impedida; e, em cooperação com as autoridades brasileiras, 12 criminosos procurados que tentavam obter vistos para os EUA foram capturados", comunicou.
O Primeiro Comando da Capital (PCC) é a maior facção criminosa do Brasil e uma das mais fortes do continente, com ramificações em vários países da região, especialmente no Paraguai e na Bolívia. Mas, mantêm uma presença internacional com alianças importantes também na Ásia, Europa e América Latina. A estratégia de internacionalização das organizações criminosas tem sido o controle de portos e outras ligações de transporte.
Já o Comando Vermelho (CV) é a organização de traficantes do Rio de Janeiro, que ainda está presente em grande parte do Brasil, tendo braços armados em países vizinhos. A ligação do CV e do PCC com grupos criminosos de outros países já é bastante conhecida, e sabe-se que, desde o rompimento entre ambos, o CV tem ampliado atuação no mercado internacional. As ligações com grupos de outros países acabam sendo importante porque é o contato que permite ampliar à logística.