DOCUMENTÁRIO
'Saravá Shalom', de Alex Minkin, terá pré-estreia no Cinema da Fundação
Filme explora a rica interseção entre ritos africanos e a tradição judaica no BrasilPublicado em: 29/04/2025 16:41
![]() |
Divulgação |
Nesta terça-feira (29), às 19h, o Cinema da Fundação (Sala Derby) recebe a estreia mundial do documentário Saravá Shalom. Após a exibição, haverá debate com o diretor Alex Minkin, o protagonista André Feitosa e o escritor Ronaldo Correia de Brito.
--> -->
Saravá Shalom explora a rica interseção entre ritos africanos e a tradição judaica no Brasil. A jornada de André Feitosa, que busca suas raízes ancestrais, revela a importância da cultura judaica e dos povos africanos na formação da nossa identidade.
--> -->
Alex Minkin, antropólogo visual, ativista cultural e diretor da ONG Ticun Brasil, nos convida no documentário a refletir sobre a coexistência dessas culturas de forma poética e sensorial, trazendo à luz um diálogo que nunca foi mostrado antes nas telas.
--> -->
O documentário costura mundos e diásporas em uma espécie de sinagoga-terreiro, sempre explorando o cruzamento entre estas culturas que raramente dividem a mesma tela. “O filme é muito revelador do que constitui a cultura social e religiosa nacional, denunciando apagamentos em sua história. A força estética e narrativa neste trabalho mostra, pela profundidade de seu olhar, a ocultação da importância da cultura judaica e dos povos originários e africanos na formação das sensibilidades religiosas, espirituais e sociais no Brasil”, comenta Minkin.
-->