Guerra da Ucrânia

Ucrânia pede à Rússia que aceite cessar-fogo 'sem condições'

A ligação entre Putin e Trump sobre a proposta de paz provisória está prevista para acontecer das 10h00 às 12h00, no horário de Brasília, nesta terça-feira (18)
Por: AFP

Publicado em: 18/03/2025 08:36

 (Foto: YURI KOCHETKOV / POOL / AFP)
Foto: YURI KOCHETKOV / POOL / AFP

 

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Andrii Sibiga, pediu nesta terça-feira (18) à Rússia que aceite um cessar-fogo "sem condições", poucas horas antes de uma ligação telefônica entre os presidentes russo e americano, Vladimir Putin e Donald Trump.

 

"A Ucrânia apoiou a proposta americana de cessar-fogo temporário de 30 dias. Esperamos que a Rússia aceite a proposta sem condições", declarou Sibiga, citado em um comunicado do ministério ucraniano.

 

"É hora de que (a Rússia) demonstre se quer realmente a paz", acrescentou.

 

A ligação entre Putin e Trump está prevista para acontecer das 13h00 às 15h00 GMT (10h00 às 12h00 de Brasília) e os dois abordarão o conflito na Ucrânia e "normalização" das relações, anunciou o Kremlin.

 

Trump deseja que Putin aceite sua proposta de cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, mas o presidente russo expressou reservas sobre o plano e disse que é necessário enfrentar "as causas profundas da crise".