NEGOCIAÇÕES

Ucrânia apoia proposta dos EUA para cessar-fogo na guerra com a Rússia

A proposta dos EUA pretende promulgar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias

Publicado em: 11/03/2025 15:54 | Atualizado em: 11/03/2025 16:30

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio
 (foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, comunicou que Kiev aceita "negociações imediatas" com a Rússia.

 

“A Ucrânia manifestou a sua prontidão para aceitar a proposta dos EUA de promulgar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que pode ser prorrogado por acordo mútuo entre as partes e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa”, diz o comunicado divulgado pelo governo americano.

 

O acordo foi firmado em meio às negociações entre os EUA e a Ucrânia na Arábia Saudita.

 

Rubio considerou o diálogo com as autoridades ucranianas um passo positivo. O chefe da diplomacia afirmou que vai levar esta oferta aos russos, mas destacando que a implementação depende deles. "Os Estados Unidos comunicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz", pontuou.

 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que os EUA devem convencer a Rússia a aceitar o cessar-fogo de 30 dias proposto nas conversações entre as delegações ucranianas e norte-americanas. “A Ucrânia encara a trégua proposta de forma positiva”, declarou Zelensky.

 

O chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Andrii Yermak, considera que este acordo de cessar-fogo vai mostrar se a Rússia quer paz ou não. Yermak também revelou que foram discutidas várias opções de garantias de segurança com os EUA.

 

"Uma vez mais, demonstramos que queremos paz", acrescentou.