ESTADOS UNIDOS

Trump prevê período de transição econômica nos EUA

Segundo o presidente norte-americano, a imposição de taxas ocorre porque os outros países estão roubando os Estados Unidos

Publicado em: 10/03/2025 13:33

Donald Trump (Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP)
Donald Trump (Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP)
O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que espera um período de transição econômica marcado pelas tarifas que os Estados Unidos impuseram ou pretendem impor a produtos de outros países.

"Detesto prever coisas desse tipo. Há um período de transição, porque o que estamos fazendo é tão bom que vamos trazer a riqueza de volta aos Estados Unidos", afirmou em entrevista à emissora Fox News, ao ser questionado sobre alguns dados que apontam para uma recessão no país em 2025.

Já no avião presidencial Trump também mencionou que é normal duvidar sobre a possibilidade dos EUA entrarem em recessão. "Quem sabe? Tudo o que posso dizer é que vamos arrecadar centenas de milhões em tarifas e vamos ficar tão ricos que não vamos saber como gastar todo esse dinheiro. "Vamos atrair empregos, vamos reabrir fábricas", disse.

Trump reiterou ainda que a imposição das taxas ocorre porque os outros países estão roubando os EUA.

Enquanto isso, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, assegurou em uma entrevista ao canal NBC que não haverá recessão nos EUA. "As tarifas globais vão baixar porque o presidente Trump disse: “Querem nos impor 100%? Nós vamos lhes impor 100%”, argumentou. Em relação às tarifas recíprocas sobre os produtos dos países que tributam as importações dos EUA, Lutnick explicou que alguns produtos fabricados no estrangeiro podem ser mais caros, mas os norte-americanos ficarão mais baratos, e é esse o objetivo.

Na semana passada, Trump admitiu que a política econômica adotada pode exigir ‘pequenos ajustes’ ao povo americano. Mas, o presidente se recusou a avaliar estas políticas tendo em conta o impacto na bolsa de valores e propôs o modelo de acompanhamento econômico chinês. "Se olharmos para a China, eles têm uma perspectiva de 100 anos. Nós vamos por trimestres, e não se pode fazer isso dessa forma, é preciso fazer a coisa certa", disse.

Desde que voltou à Casa Branca, Trump ameaçou com tarifas o México, Canadá, China, entre outros países. As taxas foram aplicadas, mas, em alguns casos, estão temporariamente revertidas. Sobre a pausa nas tarifas do setor automobilístico, que está totalmente integrado entre os três países, afirmou que o fez porque queria ajudar os fabricantes norte-americanos. No entanto, alertou que as taxas podem aumentar futuramente.
Tags: eua | trump |