ESCOLTA
Transformador que interditará a BR-101 fará parte de um complexo eólico na PB; Saiba mais
Transformador eólico deixará o Cabo de Santo Agostinho, às 6h da manhã deste sábado (15), com destino a Goiana, na divisa com a Paraíba. A previsão de chegada é no domingo (16)Publicado em: 14/03/2025 14:31 | Atualizado em: 14/03/2025 14:41
![]() |
Divulgação/PRF |
Neste sábado (15), um bom trecho da BR-101 estará interditado. O motivo é a megaoperação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para escoltar um transformador de energia eólica, que deixará o Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul do estado, às 6h, e seguirá até Goiana, litoral norte, na divisa com a Paraíba. A previsão de chegada é no domingo (16).
No entanto, o destino final do transformador, que permanecerá por mais cinco dias em estradas paraibanas, pela mesma BR-101 e BR-230, é Nova Palmeira, município da região do semi-árido do estado, na divisa com o Ceará.
Ela é um dos cinco municípios que integram o Complexo Eólico Serra da Palmeira. De acordo com o projeto da empresa responsável pelo empreendimento, a chinesa CTG, serão instalados na região 23 parques eólicos, distribuídos por Baraúna, Pedra Lavrada, Picuí e São Vicente do Seridó, além de Nova Palmeira.
A previsão é de que o complexo, quando concluído integralmente, gere 648 MW, suficiente para atender 1,7 milhão de habitantes.