DENÚNCIA

Secretária da Mulher de Arcoverde denuncia que irmão morreu por negligência médica em hospital do Sertão

Família relata atendimento inadequado durante emergência médica no Hospital Regional Ruy de Barros Correia

Publicado em: 13/03/2025 20:23

 (Foto: Reprodução das redes sociais)
Foto: Reprodução das redes sociais
A secretária da Mulher de Arcoverde, Lucitelma Soares, denunciou negligência médica nas redes sociais nesta quinta-feira (13). O caso envolveu o seu irmão, José Antônio, no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A denúncia expõe falhas no atendimento de emergência e questiona a falta de humanização no hospital. 

José Antônio, que trabalhou como motorista do hospital por 20 anos, passou mal na noite de sexta-feira (8), sentindo fortes dores abdominais e foi socorrido para a unidade de saúde.  

Em seu relato, Lucitelma afirmou que, após a triagem, José Antônio recebeu a pulseira amarela, indicando urgência. Porém, o irmão ficou muito impaciente com a dor e, por conta disso, se levantou e entrou no consultório, onde pediu ajuda à médica. “Me ajude, doutora”, teria dito ele. No entanto, segundo Lucitelma, a médica não demonstrou empatia e interrompeu o paciente, dizendo que havia outra pessoa na recepção com a mesma cor de pulseira. 

Apesar das tentativas da família de explicar a gravidade da situação, a médica não teria realizado um exame completo. Ela encaminhou José Antônio apenas para fazer um eletrocardiograma e tomar medicação. Lucitelma informou que sugeriu que ele fosse ao banheiro enquanto aguardava, visto que ele era diabético, mas, segundo ela, a médica respondeu de forma ríspida, alegando que estavam deixando-o agoniado. 

De acordo com a secretária, após a medicação, José Antônio foi liberado sem uma reavaliação e sua condição piorou durante a madrugada. “Ele foi levado novamente ao hospital, encaminhado para a "sala vermelha" e não resistiu.”, relatou. 

Lucitelma, em seu desabafo final nas redes sociais, questionou: "Se tivesse sido feito um atendimento humanizado, cuidadoso, profissional, será que o fim teria sido assim?” 

O que diz o hospital 

Após a denúncia pública, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC) se manifestou por meio de um comunicado, informando que está apurando o caso com seriedade. Segundo a instituição, uma investigação interna já foi aberta para verificar os fatos e circunstâncias envolvidos.  

O hospital também destacou que a segurança e o bem-estar dos pacientes são prioridades e que está à disposição dos familiares para esclarecer dúvidas e garantir a transparência durante o processo de apuração.