STM

Se condenado, Bolsonaro pode perder patente, diz presidente do STM

PGR denunciou 24 militares ao STF por envolvimento na suposta trama golpista para manter Jair Bolsonaro no poder

Publicado em: 12/03/2025 19:28

Maria Elizabeth Rocha é a nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM) (fotos: José Cruz/Agência Brasil e Alan Santos/PR)
Maria Elizabeth Rocha é a nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM) (fotos: José Cruz/Agência Brasil e Alan Santos/PR)

A ministra Maria Elizabeth Rocha, nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM), disse, nesta quarta-feira (12/3), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá perder a patente militar de capitão, caso seja condenado na Corte. No entanto, para isso é necessário que o Ministério Público Militar se manifeste por eventuais crimes do ex-chefe do Executivo.

 

 

 

Maria Elizabeth tomou posse como a primeira mulher a presidir a Corte nesta quarta. Ela foi nomeada como ministra do STM pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2007.

 

“Se for o caso, sim, ele [Bolsonaro] pode ser submetido a um Conselho de Justificação, a representação de dignidade. Ele pode ser julgado também por crimes militares, como dissitação, por exemplo, dissitação à tropa. Então, tudo vai depender de como é que vai ser feita a curação penal do Supremo Tribunal Federal”, disse a presidente do STM.

 

 

Confira as informações completas no Metrópoles.  

Tags: stm | patente | bolsonaro |