Assistência social
Programa Chapéu de Palha anuncia cadastramento de trabalhadores da cana-de-açúcar
Procedimento deve ser feito de 24 de março a 16 de maio, em 55 municípios das Zonas da Mata Norte e Sul
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 18/03/2025 10:57 | Atualizado em: 18/03/2025 11:00
![]() |
Trabalhadores devem se cadastrar para o Chapéu de Palha 2025 (Foto: Governo de Pernambuco ) |
O Governo de Pernambuco abre na segunda-feira (24) o cadastramento no Programa Chapéu de Palha 2025 para os trabalhadores da cana-de-açúcar nos municípios participantes da Zona da Mata Norte e Mata Sul do Estado.
O valor do benefício é de R$ 373.
O processo terá início nas cidades de Paudalho, Moreno, Igarassu, Nazaré da Mata, Chã de Alegria, Lagoa de Itaenga, Buenos Aires, Araçoiaba, Glória do Goitá, Tracunhaém e São Lourenço da Mata. Até o dia 16 de maio, o cadastramento passará por 55 municípios e os interessados podem solicitar o benefício no polo de cadastramento das suas cidades.
“O Chapéu de Palha apoia fortemente esses trabalhadores rurais que ficam sem trabalhar durante o período da entressafra da cana, melhorando a sua qualidade de vida. Isso porque também contempla além do pagamento da bolsa, um conjunto de ações de capacitação, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, e de educação rural, com a Secretaria de Educação. É uma gama de serviços complementares que garantem cidadania, com a retirada de documentos, serviços de saúde e reforço alimentar para os beneficiários graça a Caravanas da Cidadania, coordenadas pela Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos e Prevenção à Violência”, disse o coordenador do Programa Chapéu de Palha e gerente-geral de Articulação Institucional da Seplag-PE, Marcos Alves.
Para ser beneficiário do programa, é necessário ter acima de 18 anos, ser trabalhador rural da cana-de-açúcar, seja bituqueiro, ruralista, cabo rural ou safrista no último contrato com comprovação em Carteira de Trabalho Digital e registro por no mínimo 30 dias corridos.
Só tem direito ao benefício quem não estiver recebendo seguro-desemprego ou pensão pelo INSS. Os profissionais desempregados por conta da entressafra da cana e com idade entre 18 e 29 anos também poderão se cadastrar desde que atendam aos demais requisitos do programa, mesmo que exista outro beneficiário residindo no mesmo domicílio.
Para realizar o cadastro, é necessário apresentar o comprovante do PIS ou NIS, RG, CPF, comprovante de residência, Carteira Trabalho Digital expedida até 30 dias anteriores ao cadastro e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) atualizado.
O programa atende todos os trabalhadores rurais da cana, sejam filiados ou não a sindicatos ou associações, seguindo o cadastramento conforme o cronograma de cada cidade.