EDUCAÇÃO
Obmep: inscrições se encerram nesta segunda (17); Pernambuco trouxe para casa medalhas de ouro na edição de 2024
A 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada nos dias 3 de junho e 25 de outubro
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 17/03/2025 15:50
![]() |
Estudante do CBV foi um dos destaques da edição de 2024 (Foto: Priscilla Melo/DP Foto) |
As Escolas públicas e privadas do Brasil têm até a próxima segunda-feira (17) para se inscrever na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Esta é a maior competição científica do Brasil e abrange alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Na edição de 2024, Pernambuco se destacou e estudantes chegaram a competir fora do país e trazer medalhas de ouro.
Entre as instituições de Ensino que foram longe na Obmep estão o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco e o Colégio Boa Viagem. A nível nacional, a primeira alcançou uma medalha de ouro, sete de prata e três de bronze. Já a nível regional, foram duas medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze.
“A gente faz o trabalho preparatório para enfrentar as provas, as etapas das olimpíadas. A gente faz oficinas semanais e vai trabalhando com os alunos. Semanalmente, no contraturno, os alunos que querem participar da Obmep ficam para as aulas no contraturno e uma equipe dos professores vai trabalhando com eles. Os professores vão andando, pegando provas anteriores, indo para laboratório. É um grande trabalho até o dia de aplicação da prova”, explica a coronal Sávia Nunes, do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco.
Como funciona a Obmep
De acordo com o Ministério da Educação, a Obmep reúne anualmente mais de 18 milhões de estudantes. A olimpíada é formada por duas fases, sendo a primeira por uma prova objetiva de 20 questões, que será aplicada em 3 de junho. Já a segunda fase é para os alunos aprovados na primeira etapa, que fazem uma prova discursiva de seis questões, em 25 de outubro.
As questões são elaboradas conforme o nível de escolaridade do aluno. O nível 1 destina-se aos estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; o nível 2, aos do 8º e 9º ano; e o nível 3, aos alunos do ensino médio.
A lista de aprovados para a segunda etapa será divulgada em 1º de agosto, e os premiados serão anunciados em 22 de dezembro.
![]() |
Foto: Priscilla Melo/DP Foto |
“As Olimpíadas de Matemática, por si só, já oferecem desafios que incentivam os alunos a aprofundar seus conhecimentos de matemática. No dia a dia, dentro da grade curricular, a disciplina de matemática já traz essa necessidade do aluno desenvolver o seu raciocínio. E as Olimpíadas chegam para contribuir ainda mais para que isso aconteça, só que com algumas coisas que acrescentam ainda mais, como uma motivação para uma competição, desenvolver lógicas de raciocínio mais rápidas, entre outras coisas”, explica o professor de matemática Colégio Boa Viagem, Fábio Farias.
De acordo com Fábio, os professores têm um papel fundamental no processo de treinamento.
“A cada novo ciclo, a cada nova Olimpíada, nós, professores que orientamos os alunos, devemos aproveitar as experiências dos anos anteriores, tanto dos estudantes que obtiveram sucesso quanto dos que não conseguiram alcançar seus objetivos. Ou seja, essa fase de preparação é importantíssima, porque não só acontece com conteúdo e questões, mas sim com demonstração de que existe todo um ciclo: estudar um dia e realizar a prova no outro”, conclui.
Alunos e professores vencedores serão premiados
A Obmep distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados nacionalmente serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), iniciativa que visa incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico. Os estudantes de escolas públicas que integrarem o programa receberão uma bolsa no valor de R$ 300.
Além das premiações nacionais, serão concedidas 20,5 mil medalhas estaduais aos alunos com os melhores desempenhos em cada estado.
Os professores também serão reconhecidos. No total, 969 educadores serão premiados e receberão um diploma, um livro de apoio e uma medalha de ouro especial. Além disso, os professores premiados concorrerão a oito viagens.