ADVOCACIA
Ingrid Zanella participa de cerimônia de posse da OAB-PE e foca em parcerias com órgãos públicos e nos jovens advogados
Evento foi realizado no Teatro Guararapes na noite desta segunda-feira (10) e contou com a presença de advogados e representantes de instituições.
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 10/03/2025 20:47 | Atualizado em: 10/03/2025 21:08
![]() |
A presidente destacou a importância de auxiliar os novos advogados e incentivá-los a permanecer na carreira (Foto: Ruan Pablo/DP Foto) |
A nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) foi empossada na noite desta segunda-feira (10) em uma cerimônia realizada no Teatro Guararapes, em Olinda. A gestão será responsável pelo triênio 2025-2027 e tem como presidente Ingrid Zanella, a primeira mulher a presidir a OAB-PE em mais de 90 anos de existência da instituição.
“É uma honra enorme e um grande desafio ser a primeira advogada a presidir a OAB-PE. Quero que a OAB de Pernambuco seja a casa da advocacia, que a gente consiga representar o advogado, a advogada, o jovem advogado, o advogado veterano, da capital ao Sertão. Sei todas as dificuldades para se iniciar na carreira, sei como é difícil estar aqui hoje, o caminho que percorri. Sou extremamente grata a todas aquelas que abriram caminhos, que não fecharam portas, às pessoas que acreditaram no nosso sonho”, afirmou Ingrid Zanella em entrevista ao Diario de Pernambuco.
A nova diretoria é composta por Schamkypou Bezerra, como vice-presidente; Max Maciel, como secretário-geral; Cláudio Ferreira, secretário-geral adjunto; Manoela Alves, tesoureira; Darlyson Torres, diretor de Interiorização; Luana Guarino, diretora de Comunicação; Yuri Herculano, diretor de Prerrogativas; e Fabiana Augusta, diretora de Apoio à Advocacia Pública.
A presidente destacou a importância de auxiliar os novos advogados e incentivá-los a permanecer na carreira. Para Ingrid Zanella, “começar na advocacia não é uma tarefa fácil”.
“Mas acredito que não deve ser uma tarefa solitária. A OAB Pernambuco precisa ter um planejamento para apoiar o início da carreira do jovem advogado. No início da gestão, conseguimos realizar algo inédito em todo o país: a OAB Pernambuco, a partir de 2025, terá a menor anuidade para a jovem advocacia. O jovem advogado pagará R$ 200 por cinco anos, um valor mais baixo que em qualquer outro estado e nunca antes aplicado em Pernambuco. Essa já foi uma inovação que ratifica nosso compromisso com a jovem advocacia, mas queremos mais”, destacou.
Ainda segundo a nova presidente da OAB-PE, uma das novidades desta gestão é a implementação de um aplicativo que ajudará a combater a morosidade do Judiciário, em parceria com a Prefeitura do Recife.
“Vamos lançar, neste primeiro semestre, um aplicativo que contribuirá para a celeridade processual. Vamos incorporar inteligência artificial e trazer o Conecta para dentro da OAB, por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife. Queremos aumentar a empregabilidade no início da carreira, valorizar os advogados com a redução da anuidade e oferecer muita tecnologia para que o advogado iniciante não sinta tanta diferença em relação às grandes bancas de advocacia, como sabemos que acontece”, detalhou.
Presente na cerimônia de posse da nova mesa diretora, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), parabenizou Ingrid Zanella e reforçou a parceria com a OAB-PE.
“É uma cerimônia institucionalmente importante, uma aproximação sempre muito relevante. A posse da primeira mulher presidente da OAB de Pernambuco é um marco. Além da importância institucional da presidência da OAB, tenho o privilégio de compartilhar a amizade dela, sabendo da sua competência e preparo. Com certeza, fará um grande trabalho à frente da OAB, dando continuidade ao legado deixado por Fernando Ribeiro. A OAB de Pernambuco se destaca no Brasil inteiro pela sua capacidade de interlocução e pela defesa dos direitos dos advogados, mas, principalmente, pelo compromisso com a sociedade. Para mim, é uma alegria estar aqui hoje e poder anunciar algumas parcerias com a OAB-PE”, afirmou.
Segundo o prefeito, o Conecta OAB será um instrumento para reunir e integrar todos os serviços digitais da OAB Pernambuco em um só lugar. O aplicativo tem como referência o Conecta Recife e será desenvolvido em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel).
A OAB tem como papel garantir a independência e a dignidade dos advogados, além de estabelecer normas de conduta ética para aqueles que pretendem exercer a advocacia. Entre suas atribuições estão a fiscalização da atuação dos advogados registrados, a defesa dos direitos humanos e a garantia social da prestação jurisdicional.
Para o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, Pernambuco tem se destacado no cenário nacional e faz história ao eleger sua primeira presidente mulher.
“Ingrid representa a afirmação de uma luta e a vitória de uma bandeira: mais mulheres na OAB e a paridade de gênero, que tanto apoiamos ao longo dos anos. A OAB de Pernambuco sempre integra o plano nacional com a importância que tem. Temos grandes advogados que contribuem para a advocacia nacional. Na última gestão, o ex-presidente e conselheiro federal Bruno Baptista se destacou como presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, com muitos avanços nessa pauta, que é fundamental para a advocacia no país”, frisou.