RESTAURAÇÃO
Governo publica licitação para restaurar dois fortes em Fernando de Noronha
Com investimento de R$ 15,8 milhões, as obras vão restaurar o Forte de Santo Antônio e o Forte de São Pedro do Boldró
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 15/03/2025 15:33
![]() |
Foto: Weidson Carlos/Fernando de Noronha |
Dois fortes localizados no Arquipélago de Fernando de Noronha serão restaurados através de um acordo realizado entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal. Neste sábado (15), foi lançado o edital de licitação para as obras de restauração do Forte de Santo Antônio e do Forte de São Pedro do Boldró.
O processo, que faz parte de uma ação do Novo PAC, será realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). São necessários R$ 15,8 milhões, provenientes de recursos do programa federal, para restaurar as estruturas.
“A conservação e a revitalização dos fortes em Fernando de Noronha são fundamentais para requalificar todo o entorno dos equipamentos. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, busca fortalecer o turismo e garantir a permanência da história nos monumentos. O cartão postal da região vai ser atualizado, dando, a partir de agora, continuidade à tradição e à cultura de Pernambuco”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.
Os dois fortes são tombados em nível federal e o Governo do Estado tem a responsabilidade de manter as estruturas em boas condições. Em janeiro, foram assinados os termos de compromisso para a restauração dos bens junto ao Iphan.
O Forte de Santo Antônio pertence à União e trata-se da primeira das fortificações e um dos principais pontos de visitação de Fernando de Noronha. Por sua vez, o Forte de São Pedro do Boldró integra o Conjunto Histórico do Arquipélago de Fernando de Noronha e teve sua construção iniciada no ano de 1757. A antiga fortificação tem uma vista excepcional do arquipélago e, em especial, do pôr do sol.
"A partir das obras dos fortes de Santo Antônio e do Boldró, noronhenses e turistas poderão compreender o maior sistema de defesa do século 18. Com essas importantes ações de preservação, o Governo do Estado contribui para agregar a riqueza histórica e cultural ao contexto turístico do arquipélago, já reconhecido como Patrimônio Natural Mundial", ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
O objetivo do projeto de conservação e revitalização dos fortes de Fernando de Noronha é identificar os alicerces remanescentes da fortificação; consolidar as estruturas e realizar intervenções de conservação das ruínas; requalificar o espaço da fortificação, mediante a reconstituição das muralhas, implantar circuito acessível, iluminação, sinalização e museografia; e requalificar o entorno da edificação, mediante o agenciamento, tratamento paisagístico, sinalização e iluminação.