Negociações de paz
Delegações dos EUA e Ucrânia estão reunidas na Arábia Saudita
Rússia alertou que o ataque massivo ucraniano de drones à sua capital pode minar as perspectivas de um cessar-fogoPublicado em: 11/03/2025 11:58 | Atualizado em: 11/03/2025 12:03
![]() |
Foto: Amer HILABI / AFP |
Nesta terça-feira (11), os chefes da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, e ucraniana, Andriy Sybiga, participam de uma reunião na cidade de Gidá, na Arábia Saudita.
"Estamos dispostos a fazer tudo para alcançar a paz", disse o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak.
Rubio também já avançou que a Ucrânia terá que provavelmente ceder os territórios anexados pela Rússia para conseguir chegar a um acordo de trégua. Além disso, nas negociações está o acordo dos minerais entre Kiev e Washington e a expectativa ucraniana da retomada da ajuda dos EUA.
Por sua vez, a administração de Donald Trump iniciou a rondada de contatos através da Rússia, com um primeiro encontro simbólico também na Arábia Saudita, em meados de fevereiro, que resultou ainda em um compromisso mútuo do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
Já o Kremlin declarou que os representantes dos Estados Unidos estão tentando compreender a posição ucraniana sobre possíveis negociações. Moscou espera que a Casa Branca transmita de algum modo as informações sobre a reunião com a delegação de Kiev, segundo publicação das agências de notícias russas.
No entanto, a Rússia alertou hoje que o ataque massivo ucraniano de drones à região de Moscou pode minar as perspectivas de um cessar-fogo com a Ucrânia. "Para já, não há negociações com Kiev", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.
Peskov disse que Moscou tinha tomado antecipadamente medidas que garantiam a segurança da capital, da região adjacente e do resto do país.
A mídia russa apontou que se tratou do maior ataque de drones de ambas as partes desde o início da guerra em fevereiro de 2022.
O ataque ocorreu horas antes do início de conversações na Arábia Saudita sobre a eventual negociação de uma trégua com a Rússia.