EUA-UCRÂNIA
Casa Branca revela teor da conversa de Trump e Zelensky
Zelensky também contou detalhes do telefonema, considerando-o muito substantivo e francoPublicado em: 19/03/2025 18:22
![]() |
Conversa ocorreu por telefone (fotos: NICHOLAS KAMM, HANDOUTAFP / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICEAFP) |
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou em conferência de imprensa que o presidente Donald Trump fez um resumo da sua conversa com Vladimir Putin na chamada com o líder da Ucrânia Volodymyr Zelensky.
"Donald Trump e o presidente ucraniano Zelensky tiveram uma fantástica conversa telefônica e Zelensky agradeceu a Trump pelo apoio dos Estados Unidos e reiterou a vontade de um cessar-fogo total", revelou Leavitt.
A porta-voz acrescentou que os dois dirigentes já deram instruções às equipes para avançarem com as questões relativas ao alargamento do cessar-fogo. “As equipes técnicas deverão se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para discutir a extensão do cessar-fogo”, disse.
Segundo a Casa Branca, Zelensky também pediu a Trump um apoio adicional de defesa aérea para proteger os civis dos ataques russos, que o presidente dos EUA respondeu que iria ajudá-lo a localizar esse equipamento na Europa.
Trump ainda demonstrou a Zelensky o seu interesse em que os Estados Unidos tomem "posse" das centrais nucleares e elétricas da Ucrânia. "A posse americana destas centrais proporcionaria a melhor proteção e apoio possível às infraestruturas energéticas da Ucrânia", afirmou Leavitt.
Zelensky diz que conversa foi franca
Zelensky também contou detalhes do telefonema, considerando-o muito substantivo e franco, e reiterou a disponibilidade de interromper os ataques às infraestruturas de energia russas.
"Um dos primeiros passos para acabar com a guerra poderia ser parar com os ataques às infraestruturas de energia e outras infraestruturas civis. Apoiei esta medida e a Ucrânia confirmou que está disposta a aplicá-la. Instruímos as nossas equipes para resolver questões técnicas relacionadas com a implementação e expansão do cessar-fogo parcial. As equipes ucranianas e americanas estão prontas para se reunirem na Arábia Saudita nos próximos dias para continuar a coordenar os passos para a paz", assegurou.
Zelensky indicou que falaram sobre a situação na região de Kursk, a questão da libertação dos prisioneiros de guerra e o regresso das crianças ucranianas que foram levadas pelas forças russas.