Governo Trump
Trump anunciará tarifas recíprocas nesta quinta-feira
O presidente republicano quer impor aos produtos que entram nos Estados Unidos vindos de outros países o mesmo nível de tarifas que esses países aplicam aos produtos americanos exportados para láPublicado em: 13/02/2025 09:56
![]() |
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP |
O presidente americano, Donald Trump, assinará um decreto sobre tarifas recíprocas nesta quinta-feira (13), em uma escalada da guerra comercial, anunciou ele em uma mensagem em sua rede Truth Social.
Foram "três semanas fantásticas, talvez as melhores de todas, mas hoje é o grande dia: tarifas recíprocas!!!", escreveu Trump, acrescentando "Make America Great Again!!!" (Torne os Estados Unidos grandes novamente), seu slogan de campanha.
O presidente republicano quer impor aos produtos que entram nos Estados Unidos vindos de outros países o mesmo nível de tarifas que esses países aplicam aos produtos americanos exportados para lá.
A assinatura do decreto era esperada e marcará um novo passo no uso generalizado de impostos alfandegários pelo novo presidente americano para tentar reduzir o crescente déficit comercial dos EUA ou para forçar outros países a fazerem concessões em suas relações com Washington.
Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram que aumentarão para 25% as tarifas sobre aço, alumínio e seus derivados que entram no país, independentemente do país de origem, incluindo nações anteriormente isentas, como Canadá e México, seus parceiros no tratado comercial da América do Norte (T-MEC).