HABITACIONAL

Governo anuncia moradia para famílias de Vicência que tiveram residências afetadas por enchentes em 2022

Governo de Pernambuco afirma que irá inaugurar habitacional em até quatro meses

Publicado em: 07/02/2025 21:05

 (Foto: Janaína Pepeu/Secom)
Foto: Janaína Pepeu/Secom
O Governo de Pernambuco vai construir um habitacional no município de Vicência voltado para famílias que tiveram as suas casas afetadas pelo temporal que atingiu a cidade no ano de 2022. A ordem de serviço para início das obras foi assinada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta sexta-feira (7).


“A assinatura desta ordem de serviço se soma a uma série de investimentos que nós temos feito aqui na Zona da Mata Norte para permitir que a população desta terra possa ser mais feliz no seu chão. Hoje chegamos para dar boas novas, são 12 casas novinhas que estão serão construídas e o nosso compromisso é que daqui a quatro meses a gente possa entregar essa obra”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A licitação desse projeto foi feita por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e prevê a construção de 12 casas em um terreno cedido pelo município na região de Chã dos Mandados. 

Além das unidades habitacionais, o local será beneficiado com a implantação de infraestrutura básica, área de lazer com equipamentos urbanos e paisagismo.

“Serão beneficiadas 12 famílias que desde 2022 recebem auxílio-moradia e esperam por uma casa. O Governo do Estado tomou a dianteira, fizemos a licitação e agora estamos aqui dando esta boa notícia à população de Vicência”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

A vencedora da licitação foi a empresa Converge Serviços de Engenharia, que trouxe um sistema inovador de construção baseado em painéis de concreto leve e modular. 

Segundo o prefeito de Vicência, Eder Waltter, as construções são um passo importante para quem precisa de moradia digna.

 "Ao analisarmos o projeto já sentimos a diferença, o cuidado com o povo do governo de Raquel. Não é simplesmente fazer uma casa, é uma casa em que já vem tudo organizado, que tem o seu terraço, o seu jardim, praça, calçamento, até a colocação de árvores foi pensada para 'mudar a cara' da região”, disse. 

A previsão é de que essas 12 famílias, cerca de 48 pessoas, estejam com as chaves das suas residências em até quatro meses, que é o prazo previsto para a conclusão das obras. O grupo perdeu tudo o que possuía durante a enchente de 2022 e desde então recebe auxílio-moradia do município.

Minha Casa, Minha Vida

Após a assinatura da ordem de serviço, a governadora Raquel Lyra anunciou que o Governo de Pernambuco garantiu a seleção de 13 territórios do Estado no Minha Casa, Minha Vida - Sub 50, voltado para cidades com menos de 50 mil habitantes. 

Uma das cidades contempladas foi a própria Vicência, que receberá um investimento de R$ 6,5 milhões para a construção de 50 novas unidades habitacionais, com assinatura do contrato prevista para o mês de abril. 

Além de Vicência, estão na lista Cortês, Catende, Iguaracy, Timbaúba, Tabira, Bonito, Lajedo, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Ipubi, Água Preta e Fernando de Noronha. O investimento nestes 12 territórios somam R$ 70,8 milhões, verba suficiente para construir 545 unidades habitacionais. 

O desenvolvimento de todos esses projetos e suas respectivas licitações ficarão sob a responsabilidade das equipes técnicas da Seduh e da Cehab.