ATAQUE DE TUBARÃO
Boato de ataque de tubarão no Pina: Secretaria de Meio Ambiente desmente informação que circula nas redes sociais
As imagens que circulam nas redes sociais são de um ataque ocorrido em 2023
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 06/01/2025 17:15 | Atualizado em: 07/01/2025 10:44
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes |
Neste fim de semana, circularam mensagens no WhatsApp sobre um suposto ataque de tubarão na praia do Pina, Zona Sul do Recife. A informação disseminada é falsa e a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) divulgou um comunicado desmentindo o ocorrido.
De acordo com a pasta, as imagens divulgadas amplamente no aplicativo de mensagens são referentes a um incidente antigo, ocorrido em 5 de março de 2023. Naquela data houve um incidente com tubarão nas proximidades da igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
No comunicado, a Semas orientou “ao público que, antes de compartilhar qualquer informação, imagem ou vídeo, é preciso confirmar se a informação é verdadeira. Espalhar notícias falsas causa pânico desnecessário”.
Além disso, a pasta destacou que o banho de mar é proibido em um trecho de e 2,2km entre o Hotel Barramares e a Igrejinha de Piedade. A proibição faz parte do decreto municipal n%u2070 79/2021, de Jaboatão dos Guararapes.
Relembre o caso
O ataque de tubarão ocorrido em março de 2023 envolveu um adolescente de 14 anos, que teve a perna amputada, após vários procedimentos cirúrgicos.
O jovem estava brincando na areia e decidiu entrar no mar rapidamente em uma área que seria permitida para banhistas, de acordo com a Prefeitura de Jaboatão na época. No entanto, o local onde o jovem mergulhou ficava próximo à igrejinha de Piedade, área conhecida por ataques do tipo.