OBRAS
Santuário Nossa Senhora da Conceição inicia segunda etapa das obras de restauração
Embora as obras estejam em andamento, o Santuário mantém sua rotina religiosa, com missas e atendimentos na secretaria
Por: Malu Mendes
Publicado em: 07/01/2025 09:06
![]() |
Foto: Reprodução/ Santuário Morro da Conceição |
A segunda fase das obras de recuperação do Santuário Nossa Senhora da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife, teve início nesta segunda-feira (6). O processo começou com a retirada do piso do altar, um dos primeiros passos para a revitalização do templo, que foi severamente danificado após o desabamento do teto em agosto de 2024.
De acordo com o Governo do Estado, as intervenções nesta segunda etapa incluirão a recuperação do pavimento cerâmico do santuário, a substituição das esquadrias danificadas e a instalação de novos sistemas, como o de forro, iluminação, refrigeração, acústica, para-raios e câmeras de monitoramento.
O prazo previsto para a conclusão dos serviços é de 60 dias, com o objetivo de devolver ao local a sua funcionalidade e segurança para os fiéis.
Missas e visitas
Embora as obras estejam em andamento, o Santuário mantém sua rotina religiosa. As Santas Missas continuam a ser celebradas ao redor da Imagem da Imaculada Conceição do Morro. As celebrações acontecem nas quintas-feiras, às 19h30, e aos domingos, em quatro horários: 7h, 9h, 12h e 18h.
A visita à Imagem da Imaculada Conceição permanece aberta ao público todos os dias, das 6h às 20h, exceto nas quintas-feiras, quando o horário se estende até o término da Missa de Adoração ao Santíssimo Sacramento, por volta das 21h30.
Atendimento na secretaria
Durante as obras, a secretaria do Santuário foi transferida para o Centro Pastoral, localizado por trás da imagem da Santa. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos domingos, das 6h às 18h.
Histórico e obras
O processo de reparo começou após o trágico desabamento do teto do santuário em 30 de agosto de 2024, que resultou na morte de duas pessoas e ferimentos em outras. A tragédia ocorreu enquanto membros da Pastoral Social aguardavam a distribuição de cestas básicas.
Em resposta imediata, a Prefeitura do Recife iniciou a retirada dos entulhos no dia seguinte, 31 de agosto, com o apoio de diversas frentes governamentais. Foram retirados 12 caminhões de entulho e mais de 20 toneladas de material reciclável.
Em 11 de setembro, a Defesa Civil do Recife liberou a área para o início das obras, e no dia 12 de setembro, teve início a primeira etapa das intervenções. A instalação da estrutura metálica do telhado foi concluída em 26 de novembro, após 76 dias de trabalho.
Investimentos
Dois Termos de Fomento foram firmados entre a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Governo de Pernambuco para garantir o financiamento das obras. O primeiro, assinado em 26 de setembro, no valor de R$ 1,5 milhão, e o segundo, em 26 de dezembro, com um investimento de aproximadamente R$ 2,79 milhões. Esses recursos são essenciais para a continuidade das reparações e a restauração da segurança e da estrutura do Santuário.