TEATRO
Rafaela Azevedo traz temporada do espetáculo 'King Kong Fran' ao Nordeste
Monólogo protagonizado pela atriz Rafaela Azevedo já tem um público de mais de 100 mil pessoas
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 08/01/2025 17:40
Foto: Divulgação |
'King Kong Fran', espetáculo protagonizado pela atriz e palhaça Rafaela Azevedo, chega ao Nordeste em uma curta temporada, passando por Recife (18), Fortaleza (19) e Salvador (20). A produção mescla circo, teatro e cabaré em uma reflexão provocativa sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero e a apresentação na capital pernambucana será realizada no Teatro do Imip no bairro dos Coelhos, na área central do Recife. Os ingressos custam entre R$ 35 e R$ 120 e a classificação indicativa é 18 anos.
Criada por Rafaela, a personagem-título Fran (@fran.wt1) é uma figura irreverente que subverte os estereótipos femininos. Inspirada por ícones como Monga, 'A Mulher Gorila', e o famoso King Kong, a personagem desconstrói conceitos enraizados sobre sexualidade e gênero na sociedade. Com uma abordagem cômica e irônica, Fran propõe inversões de papeis, convidando os homens a experimentar o desconforto de situações tradicionalmente impostas às mulheres.
Foto: Divulgação |
Em cena, Rafaela alterna entre relatos pessoais, incluindo dolorosa reflexão sobre o estupro que sofreu aos 21 anos, e momentos interativos com a plateia, nos quais os espectadores são encorajados a participar de brincadeiras (consentidas) que expõem as dinâmicas de poder de gênero. Fran aborda os homens com cantadas invasivas e comentários de cunho sexual, replicando comportamentos frequentemente dirigidos às mulheres. O desconforto causado entre os espectadores masculinos se transforma em um ponto de partida para o debate crítico.
Desde sua estreia, em novembro de 2022, o espetáculo já atraiu mais de 100 mil espectadores, com sessões lotadas e até mesmo temporadas simultâneas no Rio de Janeiro e São Paulo. A direção musical é assinada pela cantora Letrux, que imprime ao show um tom pop e irreverente.