ASSISTÊNCIA

Programa Juntos Pela Cidadania leva serviços do Sertão ao Litoral

Governo do Estado quer ampliar oferta de serviços gratuitos à população, como emissão de documentos, exames de saúde defensoria pública entre outros

Publicado em: 08/01/2025 13:20 | Atualizado em: 08/01/2025 16:26

Secretária Camilla Iumatti visitou a redação do Diario de Pernambuco (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Secretária Camilla Iumatti visitou a redação do Diario de Pernambuco (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
A Secretária executiva de Prevenção à Violência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco, Camilla Iumatti, visitou a redação do Diario de Pernambuco para divulgar algumas ações que a pasta tem para realizar em Pernambuco ao longo de 2025.

Segundo Camilla Iumatti, uma das ações será o Programa Juntos pela Cidadania, que chega a sua quarta edição e acontecerá pela primeira vez, no Sertão de Pernambuco, na cidade de Petrolina, nos dias 14 e 16 de janeiro, das 8h às 12h.
 
Ainda de acordo com Camilla Iumatti, é uma prioridade na gestão implementar a interiorização dos serviços e ações em busca de assegurar, de forma gratuita, diversos direitos à população.

O Juntos pela Cidadania acontecerá durante o cadastramento de trabalhadores rurais e da pesca no período da entressafra no Programa Chapéu de Palha, e realizará a oferta de serviços de cidadania à população geral. 

“Não é possível fazer prevenção à violência sem a garantia de cidadania e direitos humanos. Por isso, o programa foi pensado a partir de um encaminhamento da política de segurança do estado”, adiantou a secretária. 

“A partir do estudo que foi feito em relação aos indicadores de morte violenta intencionais (MVI’s), a gente identificou o que chamamos de territórios prioritários e segurança pública e de prevenção à violência”, explicou Camilla.

Ações em Petrolina
 
O Juntos Pela Cidadania oferecerá ações de emissão de RG e certidões civis entre os dias 14 e 18 de janeiro, das 8h às 12h. 

Nesses dias, os serviços do JPC serão garantidos por duas equipes: uma fixa na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, em Areia Branca, e outra itinerante que cobrirá mais seis territórios da cidade, onde o Chapéu de Palha também estará. 

Dentre os serviços à disposição da população de Petrolina estão:
 
Emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito) e RG; 
Orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); 
Orientação e entrega de formulário para Passe Livre Intermunicipal; 
Orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; 
Distribuição de preservativos (femininos e masculinos); 
Palestras informativas sobre violência contra as mulheres; 
Cadastramento no sistema de emprego do Governo Federal; 
Inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; 
Cadastramento e orientações sobre o IDJovem; 
Ofício para habilitação de casamento; 
PE Produz; 
Negociação de dívidas com a Compesa e a Neoenergia.