MINISTÉRIOS
Pimenta é sétimo ministro que Lula troca desde o início do mandato
Presidente realizou trocas para acomodar aliados e evitar polêmicas desde que assumiu seu terceiro mandato, em 2023Publicado em: 07/01/2025 17:38
Paulo Pimenta confirmou a saída da Secom (foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil) |
Até o começo deste terceiro ano de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já trocou seis ministros. A sétima troca será na Secretaria de Comunicação Social (Secom), com a saída de Paulo Pimenta para ceder lugar a Sidônio Palmeira. A mudança deve ser oficializada nos próximos dias.
A “dança das cadeiras” começou ainda nos primeiros meses do novo governo. Em abril de 2023, o general Gonçalves Dias pediu demissão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), depois de imagens do 8 de janeiro de 2023 virem à público. Nas gravações, o então ministro aparecia imóvel em meio à depredação na Praça dos Três Poderes. Marcos Antônio Amaro assumiu a vaga dele.
Em julho do mesmo ano, o Ministério do Turismo sofreu substituição na liderança, com a saída de Daniela Carneiro para abrir vaga para Celso Sabino. Dois meses depois, em setembro, a ministra do Esporte, Ana Moser, também teve que deixar o cargo para alocar André Fufuca, aliado de Arthur Lira, o presidente da Câmara.
Confira as informações completas no Metrópoles.