Na UFPE
Janeiro Branco: HC promove semana de conscientização sobre saúde mental
De 20 a 24 deste mês, a equipe do HC vai discutir sobre a importância do autocuidado, desmistificar estigmas e ensinar maneiras de dar suporte àqueles que enfrentam desafios emocionais
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 09/01/2025 09:48
HC fica na Cidade Universitária, no Recife (Foto: Divulgação ) |
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá uma semana de conscientização sobre o Janeiro Branco.
A campanha discute os cuidados que as pessoas devem ter em relação à saúde mental e emocional.
De 20 a 24 deste mês, a equipe do HC vai discutir sobre a importância do autocuidado, desmistificar estigmas e ensinar maneiras de dar suporte àqueles que enfrentam desafios emocionais.
O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Além dessa semana de conscientização, no dia 29, no anfiteatro 1, acontecerá uma palestra com o professor da UFPE Bruno Severo Gomes, conhecido como Dr. Felicidade, abordando a importância da saúde mental e do autoconhecimento.
A palestra tem início às 14h30 e conferirá certificado de 2 horas aos participantes. Não é preciso se inscrever para participar.
Por meio de ações como essas, o HC espera criar um espaço seguro e acolhedor para o compartilhamento de experiências, informar a comunidade sobre como identificar sinais de sofrimento emocional e formas de buscar ajuda quando necessário, além de incentivar uma abordagem mais humanizada e acolhedora sobre o tema. “Acreditamos que, ao investir em saúde mental, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais saudável, equilibrada e capaz de lidar de maneira positiva com os desafios da vida cotidiana”, explica a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) do HC, Emanuelle Noberto.
Janeiro Branco
A escolha de janeiro para abrigar a campanha mundial de atenção à saúde mental e emocional foi pensada pelo fato de que esse é o mês em que muitas pessoas refletem sobre as suas vidas, metas pessoais e suas relações sociais. E a escolha da cor branca é porque remete à paz e a uma “tela em branco” para que uma nova história seja escrita.