ESTADOS UNIDOS
Incêndios na Califórnia tem proporções catastróficas
Prefeita de Los Angeles pediu aos habitantes que cumpram as ordens de retirada das habitações e respeitem as instruções das autoridades de segurança pública
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 10/01/2025 11:59
Casas queimadas são vistas de cima durante o incêndio de Palisades em Los Angeles, na Califórnia (Foto: JOSH EDELSON/AFP) |
Considerado o pior incêndio da história da Califórnia, os incêndios florestais na cidade de Los Angeles já destruíram mais de 117 quilômetros quadrados. O mais recente balanço das autoridades locais informou que pelo menos dez pessoas morreram.
O cenário é de catástrofe com bairros inteiros transformando em cinzas e centenas de pessoas que perderam tudo. As chamas destruíram mais de 10 mil infraestruturas, sendo a maioria de residências. Cerca de 180 mil pessoas receberam ordem para deixar suas casas.
A prefeita de Los Angeles, Kaen Bass, pediu aos habitantes para cumprirem as ordens de retirada das habitações e para respeitarem as instruções das autoridades de segurança pública. "A prioridade para todos em Los Angeles continua sendo ser manter seguros e, por favor, sigam as instruções das autoridades de segurança pública. Quando disserem para sair, por favor, saiam. Quando não se retiram, comprometem a capacidade dos socorristas para gerirem esta crise, se colocam em perigo e põem os outros em perigo", apelou Bass.
Um novo foco de incêndio deflagrou no norte de LA na tarde de quinta-feira (9), o que levou as autoridades a ordenar a evacuação de milhares de habitações. De acordo com o Serviço de Bombeiros, alimentado pelos fortes ventos de Santa Ana, as chamas ameaçam as comunidades e infraestruturas próximas. Os bombeiros das cidades de Los Angeles e Ventura foram mobilizados para a área para conter o incêndio, que atualmente afeta uma área de 20 hectares, se alastra e permanece fora de controle.
Este incêndio se juntou aos cinco fogos ativos que atingem a região desde terça-feira, principalmente em Malibu, Pacific Palisades e em Santa Mônica.
“O chefe de policia de Los Angeles, Robert Luna, declarou que o cenário deixado pelos incêndios se parece com uma bomba atômica que caiu nestas áreas. Luna disse que a expectativa é de que o número de mortos aumente por conta a devastação, não espera boas notícias.
Além disso, para combater os saques nas áreas afetadas, o chefe de policia adiantou a implementação de toque de recolher obrigatório ao longo da madrugada. Aproximadamente 20 pessoas foram detidas devido a pilhagens. O exército norte-americano se encontra na região.
Segundo o Departamento de Medicina Legal de LA, a identificação dos corpos poderá demorar várias semanas, uma vez que os peritos não podem se deslocar aos locais por causa das condições do incêndio e por questões de segurança. O departamento também acrescentou que os meios tradicionais de identificação, como as impressões digitais e a identificação visual, podem não estar disponíveis porque alguns corpos estão carbonizados. "Todos os casos ainda aguardam atualmente identificação e notificação aos familiares mais próximos", comunicou.
A AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenômenos meteorológicos extremos, estimou que os danos e perdas econômicas ficam para entre 135 e 150 bilhões de dólares.
O presidente dos EUA Jor Biden anunciou que o governo federal vai custear os prejuízos os por seis meses.
“Já estamos olhando a frente para reconstruir rapidamente a cidade de Los Angeles”, avançou Bass.