ESTADOS UNIDOS

Hollywood é evacuada e incêndios deixam rastro de destruição em LA

Seis incêndios de proporções gigantescas e descontrolados já destruíram cerca de quase duas mil residências e milhares de hectares

Publicado em: 09/01/2025 12:39 | Atualizado em: 09/01/2025 12:44

Um Bank of America é totalmente envolvido pelas chamas ao longo da Lake Ave. durante o incêndio de Eaton na área de Altadena, em Los Angeles (Foto: JOSH EDELSON/AFP)
Um Bank of America é totalmente envolvido pelas chamas ao longo da Lake Ave. durante o incêndio de Eaton na área de Altadena, em Los Angeles (Foto: JOSH EDELSON/AFP)
Pelo menos cinco pessoas morreram em Eaton, Altadena, subúrbio vizinho à cidade de Pasadena, e mais de 100 mil já foram obrigadas a sair de casa em várias áreas de Los Angeles, na Califórnia devido aos incêndios. Há inúmeros de feridos e aproximadamente 300 mil pessoas do sul do estado estão sem energia.

Seis incêndios de proporções gigantescas e descontrolados já destruíram cerca de quase duas mil residências e milhares de hectares. A intensidade e as rajadas dos ventos alastram as chamas, o que dificulta profundamente o trabalho dos bombeiros. Nuvens negras de fumaça encobrem o sol em grandes extensões da cidade e as cinzas caem mesmo em bairros que estão a vários quilômetros das zonas afetadas. Seis escolas foram fechadas e centros recreativos transformados em abrigos para os que tiveram de ser evacuados. 

O fogo deixa um rastro de destruição na famosa Avenida da Sunset Boulevard, na zona central de Los Angeles e as queimadas se aproximam ainda do icônico letreiro Hollywood. Em Hollywood Hills um novo foco de incêndio também ameaça a lendária Calçada das Estrelas.

O incêndio florestal se espalha rapidamente em Pacific Palisades, o bairro das celebridades, e o ator Billy Crystal é um dos vários famosos atingidos, que perdeu a casa onde vivia desde 1979. “As palavras não conseguem descrever a enormidade da devastação que estamos testemunhando e a vivendo. "Lamentamos pelos nossos amigos e vizinhos que também perderam as suas casas e negócios nesta tragédia", desabafou Crystal.
 
A Academia de Cinema decidiu adiar para o dia 19 o anúncio dos nomeados para a 97ª edição do Oscar. Num e-mail aos seus quase 10 mil membros, a instituição apresentou as condolências aos que foram afetados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia. "Muitos dos nossos membros e colegas da indústria vivem e trabalham na área de Los Angeles, e estamos pensando em vocês", diz o comunicado.
 
Desde ontem foi declarado o estado de emergência pelo condado de Los Angeles.
 
O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou uma viagem oficial a Itália, marcada para esta quinta-feira, devido aos incêndios florestais que assolam Los Angeles, anunciou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean. O presidente democrata deveria visitar a Itália até 12 de janeiro, naquela que seria provavelmente a última viagem ao exterior antes da posse de Donald Trump no dia 20 de janeiro.
 
Biden viajou para Los Angeles na quarta-feira (8) para se reunir com os serviços de emergência e declarou desastre em grandes proporções, ordenando o envio de aviões-tanque para a região. 

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, teve luz verde de Biden para obter ajuda federal no combate aos incêndios. "A situação em Los Angeles é altamente perigosa e está em rápida evolução. A ação rápida do presidente Biden é uma tremenda ajuda para a Califórnia, à medida que fazemos tudo o que podemos para proteger os residentes com recursos federais, locais e estaduais significativos", declarou Newsom, numa conferência de imprensa conjunta com o líder norte-americano.