SAÚDE

hMPV: alta na circulação de vírus respiratório na China acende alerta

Monitoramento criado pós-Covid identificou que casos de hMPV aumentaram na China. Medidas de prevenção foram tomadas

Publicado em: 05/01/2025 16:57

 (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
Foto: Renato Araújo/Agência Brasil

A China vive um aumento preocupante dos casos de metapneumovírus humano (hMPV) nas últimas semanas. Os pacientes se concentram especialmente nas províncias do norte do país asiático e preocupam, já que a temporada de inverno pode aumentar o risco de espalhamento de infecções respiratórias, como é o caso do hMPV.

 

A doença está atingindo especialmente crianças menores de 14 anos. O surto foi identificado graças a um sistema criado pela China como consequência da pandemia de Covid-19. A ideia era monitorar doenças respiratórias que tivessem crescentes inesperadas no inverno para prever um potencial risco pandêmico.

 

O hMPV é um vírus respiratório identificado em 2001 pertencente à família pneumoviridae, que inclui também o vírus sincicial respiratório (VSR), além dos causadores de sarampo e caxumba. O metapneumovírus é conhecido por causar infecções leves, semelhantes a um resfriado comum, mas que podem evoluir para quadros mais graves como bronquiolite e pneumonia, especialmente em crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

 

Leia a matéria completa no portal Metrópoles. 

Tags: hmpv | saúde | china |