ESTADO

Governo troca gestão do Parque Dois Irmãos e Conselho de Biologia pede revisão

O presidente do Conselho enviou um ofício para a governadora Raquel Lyra pedindo que a atitude fosse reconsiderada

Publicado em: 10/01/2025 19:25 | Atualizado em: 10/01/2025 20:10

 (Foto: Pedro Caldas/Semas)
Foto: Pedro Caldas/Semas
Após o afastamento da bióloga responsável pela gestão do Parque Estadual Dois Irmãos, no Recife, o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05) enviou um ofício à governadora Raquel Lyra (PSDB) para que a decisão seja reconsiderada. O Governo teria substituído a gestora sem motivo aparente por um outro profissional que não é da área.

No documento, o presidente Mário Cavalcanti solicita que a saída da bióloga Marina Falcão do cargo seja repensada, uma vez que é necessário ter um profissional capacitado no cargo devido à complexidade da função.

De acordo com o presidente do Conselho, o Parque “tem como pressuposto para a sua gestão um(a) profissional qualificado(a) tecnicamente e conhecedor(a) das peculiaridades locais, bem como habilidade comprovada no diálogo com as comunidades do entorno, pesquisadores e demais usuários”.

No ofício, Mário Cavalcanti destaca que Marina Falcão cumpre as características citadas e que é “uma Bióloga de comprovada capacidade, a qual foi selecionada democraticamente e de forma participativa”.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, Mário Cavalcanti afirmou que “a gestão de zoológicos, parques e unidades de conservação, também é uma das áreas de atuação do biólogo. Então, o que foi informado ao Conselho foi que estava saindo uma profissional bióloga para entrar outro profissional que não é da área. Por isso que solicitamos que a governadora repensasse a decisão”

Confira a carta na íntegra:

Excelentíssima Senhora Raquel Lyra – Governadora do Estado de Pernambuco

Senhora Governadora,

Após termos tomado conhecimento, através da imprensa, da exoneração da Gestora do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) e nomeação de uma nova gestora, bem como do teor da manifestação do Conselho Gestor Consultivo do referido PEDI, o Conselho Regional de Biologia – 5ª Região, vem publicamente apoiar o manifesto do Conselho Gestor, pelos motivos que se seguem.

As características complexas do Parque Estadual de Dois Irmãos, cuja função vai além de uma estrutura de lazer, com extrema importância para a conservação ex situ da fauna nordestina e in situ da biodiversidade da Mata Atlântica, tem como pressuposto para a sua gestão um(a) profissional qualificado(a) tecnicamente e conhecedor(a) das peculiaridades locais, bem como habilidade comprovada no diálogo com as comunidades do entorno, pesquisadores e demais usuários.

Tais características compõem o perfil da gestora de até então, uma Bióloga de comprovada capacidade, a qual foi selecionada democraticamente e de forma participativa.

Entendemos que, no espectro da gestão político-administrativa, muitas vezes são necessárias concessões e ajustes. E nessa mesma perspectiva, confiantes na habilidade de V. Sa., vimos solicitar que considere a revogação dos atos de exoneração da gestão do PEDI e de nomeação de nova gestora.

Na expectativa de uma consideração favorável, nos colocamos à disposição para colaborarmos nos temas atinentes a este Conselho Regional de Biologia – 5ª Região.

O Diario de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, mas não obteve retorno até o momento.