Governo do Canadá diz que nunca fará parte dos EUA

Proposta do futuro presidente norte-americano tem sido frequentemente citada e gerou desconforto entre autoridades canadenses

Publicado em: 08/01/2025 17:49

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Foto: Dave Chan/AFP)
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau (Foto: Dave Chan/AFP)
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, assegurou nesta quarta-feira (8) que o seu país nunca fará parte dos Estados Unidos, em resposta às declarações do presidente eleito norte-americano, Donald Trump.
 
"Nunca, mas nunca, o Canadá fará parte dos Estados Unidos", enfatizou Trudeau, acrescentando que os trabalhadores e as comunidades de ambos os países se beneficiam do fato de serem os maiores parceiros comerciais e de segurança.
 
A proposta do futuro presidente norte-americano de que o Canadá se integre aos EUA tem sido frequentemente citada e gerou desconforto entre as autoridades canadenses e a população que defende a sua soberania. 
 
Por sua vez, Trump afirmou que usará a força econômica norte-americana para ‘dominar’ o Canadá e disse que irá impor tarifas de 25% sobre todos os produtos provenientes do Canadá.  "Se retirarmos esta linha traçada artificialmente e virmos como fica, também seria muito melhor para a segurança nacional", comentou, se  referindo à fronteira entre os dois países.
 
Os EUA são o maior parceiro comercial do Canadá e o destino de 75% das suas exportações. Cerca de dois milhões de canadenses, numa população de 41 milhões, dependem do país vizinho.
 
Mas, Trump também tem atacado constantemente Trudeau, através das redes sociais, chamando-o de ‘governador’ do 51º estado dos Estados Unidos.
 
Já Trudeau anunciou no começou dessa semana que se demitirá assim que o Partido Liberal eleger um substituto.
Tags: trump | canadá | eua |