BARRAGEM

Governo do Estado anuncia abertura de licitação para conclusão da Barragem Igarapeba

Com um investimento de R$ 185 milhões, a obra visa melhorar a segurança hídrica e conter enchentes que afetam os municípios da Bacia do Rio Una

Publicado em: 03/01/2025 09:42

 (Foto: Divulgação/SRHS)
Foto: Divulgação/SRHS
O Governo de Pernambuco anunciou a abertura da licitação para a conclusão da construção da Barragem Igarapeba, localizada em São Benedito do Sul, na Zona da Mata Sul. A obra, parte do programa Águas de Pernambuco, receberá um investimento de R$ 185 milhões e visa melhorar a segurança hídrica e conter enchentes que afetam os municípios da Bacia do Rio Una. 

A governadora Raquel Lyra destacou a importância da obra. “Chegamos ao fim de 2024 cumprindo a promessa de promover condições de desenvolvimento mais seguro para os principais municípios da Bacia do Rio Una, que sofrem com enchentes recorrentes. Vamos finalizar a Barragem Igarapeba e dar mais tranquilidade a milhares de famílias.”, afirmou. 

Controle de enchentes e segurança hídrica 

A Barragem Igarapeba integra o sistema de controle de cheias da Bacia do Rio Una, que já conta com a Barragem Serro Azul, concluída em 2017, e as barragens Panelas II, com previsão de entrega em abril de 2025, e Gatos, que terá obras retomadas em janeiro. 

Com capacidade para acumular 46,6 hm³ de água, sendo 33,3 hm³ destinados à contenção de cheias e 13,3 hm³ para regularização de vazões, a Barragem Igarapeba beneficiará cerca de 180 mil habitantes. Além de controlar enchentes no Rio Pirangi, afluente do Rio Una, a barragem reforçará o abastecimento de água para São Benedito do Sul e o distrito de Igarapeba, além de atender outras cidades como Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. 

O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, ressaltou a relevância da iniciativa para a região. “A construção da Barragem Igarapeba será a segunda maior obra de contenção de enchentes na Mata Sul, particularmente na Bacia do Rio Una. Além disso, teremos a retomada da Barragem de Gatos em janeiro. Essas obras são fundamentais para a contenção de enchentes, abastecimento de água e desenvolvimento da região”, ressaltou.