CRIME
Adolescente trans é encontrada morta na Mata Sul do Estado
O corpo foi achado por moradores em uma área rural do município de Primavera
Por: Malu Mendes
Publicado em: 24/01/2025 07:10
![]() |
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares (Foto: Arquivo/ SDS-PE) |
Uma adolescente trans de 16 anos foi morta a tiros na madrugada desta quinta-feira (23), no município de Primavera, na Mata Sul de Pernambuco. O corpo foi encontrado por moradores em uma área rural, conhecida como Engenho Amâncio.
De acordo com testemunhas, o crime já era esperado porque a vítima vinha recebendo muitas ameaças por celular.
O corpo foi recolhido durante a manhã e encaminho para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares.
Em nota, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado e as investigações seguirão até a elucidação completa dos fatos.
Estatísticas alarmantes
No ano passado, 105 pessoas trans foram mortas no Brasil. Apesar de o país ter registrado 14 casos a menos que em 2023, o Brasil segue, pelo 17º ano consecutivo, como o que mais mata pessoas trans no mundo.
Os dados são do Dossiê: Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024: da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira, da Rede Trans Brasil.
A maior parte dos casos, 38%, foi na Região Nordeste, que continua sendo a que mais registra mortes de pessoas trans desde 2022. A Região Sudeste aparece em segundo lugar, com 33% dos assassinatos, seguida pelo Centro-Oeste, com 12,6% das mortes; pelo Norte, com 9,7%, e Sul, com 4,9% dos casos.
A maioria das mortes registradas no Brasil é de mulheres trans ou travestis, que correspondem a 93,3% das vítimas. As demais vítimas, 6,7% são homens trans. A maior parte tinha idade entre 26 e 35 anos (36,8%), era parda (36,5%) ou preta (26%) e era trabalhadora sexual.