História
Açude onde jovens sumiram integra sistema de abastecimento há quase 2 séculos
Entregue à população em 1848, pela Companhia Beberibe, ele foi criado para ser a fonte de captação do primeiro sistema de abastecimento do RecifePublicado em: 03/01/2025 12:13 | Atualizado em: 03/01/2025 12:20
Vista do Açude do Prata no século 18 (Crédito: Arquivo da Compesa) |
O Açude do Prata faz parte dos mananciais de Dois Irmãos, que há quase dois séculos fornecem água para a cidade. Entregue à população em 1848, pela Companhia Beberibe, ele foi criado para ser a fonte de captação do primeiro sistema de abastecimento do Recife.
Em seu projeto inicial, o Prata alimentava 12 chafaris espalhados pelo centro do Recife, capaz de oferecer diariamente até 20 mil baldes de água para a população. Na época, o suficiente para atender à demanda. Com o crescimento urbano, foi necessário ampliar o abastecimento.
Foram criados oito poços Amazonas, conhecidos popularmente como cacimbão - reservatórios com até dez metros de profundidade para armazenamento, além de um sistema de elevação para transporte da água até o reservatório localizado em Chapéu do Sol, também em Dois Irmãos.Atualmente, este reservatório está desativado, ao contrário dos poços filtrantes seguem em funcionamento.
As fontes do Pratas, e outros dez poços artesanais da Guabiraba, fazem parte da gerência de abastecimento leste da Compesa. Eles fornecem água para os bairros de Nova Descoberta, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba e Alto do Mandu.
Com informações do CPRH