8 DE JANEIRO
8/1: Barroso, do STF, manda recado sobre pressão por anistia
Fachin leu discurso de Barroso no Palácio do Planalto: "A maturidade institucional exige a responsabilização por desvios dessa natureza"Publicado em: 08/01/2025 12:27
Foto: Igo Estrela/Metrópoles |
O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), representou a Corte em cerimônia organizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em alusão aos dois anos dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes antidemocráticos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O magistrado leu fala de Luís Roberto Barroso, que vai na linha da responsabilização pelos atos e contra a anistia. “Os atentados de 8 de janeiro foram a face visível de um movimento subterrâneo que articulava um golpe de Estado. Foi a manifestação de um triste sentimento antidemocrático, agravado pela intolerância e pela agressividade. A maturidade institucional exige a responsabilização por desvios dessa natureza”, disse Fachin ao ler trecho pedido pelo presidente do STF, ministro Barroso.
Ainda sobre a fala de Barroso, Fachin continuou: “Não devemos ter ilusões: no Brasil e no mundo está sendo insuflada a narrativa falsa de que enfrentar o extremismo e o golpismo, dentro do Estado de direito, constituiria autoritarismo. É o disfarce dos que não desistiram das aventuras antidemocráticas, com violação das regras do jogo e supressão de direitos humanos”.
Confira a matéria completa no portal Metrópoles.