EXTRADIÇÃO

Condenado por estupro de vulnerável, homem preso em Buenos Aires volta ao Estado para cumprir pena

O acusado foi incluído na lista vermelha da Interpol por abusar sexualmente da sobrinha de 8 anos

Publicado em: 13/12/2024 07:56 | Atualizado em: 13/12/2024 08:04

O homem chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 22h dessa quinta-feira (12) (Crédito: Divulgação/PF)
O homem chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 22h dessa quinta-feira (12) (Crédito: Divulgação/PF)

O homem chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 22h dessa quinta-feira (12)

A Polícia Federal extraditou um brasileiro de 44 anos, condenado a 29 anos e 2 meses de prisão por estupro de vulnerável. Foragido desde agosto, ele foi capturado em setembro em Buenos Aires em operação conjunta entre a PF e autoridades argentinas. 

O acusado, ex-bancário, natural de São José do Egito e residente em Afogados da Ingazeira, ambas no Sertão de Pernambuco, foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol por abusar sexualmente de sua sobrinha de 8 anos por três anos consecutivos. 

Ele chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 22h dessa quinta-feira (12) e foi conduzido ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde ficará à disposição da Justiça.

A operação foi possível graças à cooperação internacional entre as polícias federais do Brasil e da Argentina, que realizaram levantamentos para localizar o condenado. A extradição envolveu o deslocamento de policiais brasileiros à Argentina para escolta do criminoso, garantindo que ele cumpra sua pena em território nacional.

O crime foi tipificado no artigo 217-A do Código Penal, com agravantes previstos nos artigos 226 e 71. A condenação foi emitida pela 2ª Vara Criminal de Afogados da Ingazeira.