INICIATIVA
TJPE realiza Semana da Justiça pela Paz em Casa para fortalecer o combate à violência doméstica
As ações acontecem entre os dias 25 e 29 de novembro em Pernambuco, incluindo atividades em Fernando de Noronha.
Por: Malu Mendes
Publicado em: 25/11/2024 09:40 | Atualizado em: 25/11/2024 09:52
TJPE fica no recife (Foto: Arquivo) |
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) dá início, nesta segunda-feira (25), à 28ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento terá foco no enfrentamento da violência doméstica e familiar.
Em Pernambuco, as atividades são coordenadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e integram os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que vão de 25 de novembro a 10 de dezembro.
A Semana da Justiça pela Paz em Casa é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com Tribunais estaduais de todo o país.
Como acontece
Nesta edição, o TJPE inova ao incluir ações na Ilha de Fernando de Noronha. A abertura contará com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Paes Barreto. No arquipélago, serão realizadas atividades preventivas e formativas voltadas à população, com o apoio da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
Outra iniciativa de destaque é a campanha "O Silêncio Não Protege, Você não Está Sozinha", que levará informações e orientações sobre a Lei Maria da Penha e formas de denúncia para shoppings, estações de metrô, aeroportos e redes sociais.
Além disso, a campanha "Sem Violência a Moradia se Torna Legal", realizada em parceria com o Programa Moradia Legal, promoverá ações em São Lourenço da Mata no dia 10 de dezembro.
Atividades nas varas de violência doméstica e familiar
Nas Varas Especializadas do estado, a programação inclui audiências de acolhimento, rodas de diálogo e ações reflexivas com vítimas e agressores.
No Recife, a 1ª Vara de Medidas Protetivas realiza audiências de acolhimento no Fórum Rodolfo Aureliano nos dias 21 e 27 de novembro.
No Cabo de Santo Agostinho, o projeto Ecoar encerra seu primeiro ciclo com um grupo reflexivo sobre masculinidade e paternidade responsável.
Em Petrolina, o Projeto Entre Elas reúne mulheres com medidas protetivas para ciclos de reflexão, enquanto homens participam do Coletivo Maria da Penha, que busca sensibilizar sobre a dinâmica da violência de gênero.
Importância do evento
A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, ressaltou a relevância da iniciativa.
“A cada edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa conseguimos ampliar o alcance das ações de prevenção e agilizar os processos relacionados à violência doméstica. Este ano vamos atuar pela primeira vez na Ilha de Fernando de Noronha desenvolvendo uma série de ações no local”, afirmou ela.
Com ações que combinam educação, prevenção e assistência, o TJPE reafirma sua missão de promover a paz doméstica e a segurança das mulheres pernambucanas.
Programação completa disponível nos locais de atendimento das Varas de Violência Doméstica e Familiar ou no site do TJPE.
Programação
- Recife
Audiências de acolhimento com mulheres atendidas pela 1ª Vara de Medidas Protetivas
Local: Fórum Rodolfo Aureliano, 4º andar
Datas: 21/11 e 27/11
Horário: 9h
Roda de diálogo no CRAS Rosilda Mendes (Compaz Miguel Arraes)
Datas: 25/11
Horários: 13h30 às 14h30 e 15h às 16h
- Fernando de Noronha
Ações preventivas e formativas promovidas pela Coordenadoria da Mulher
Local: Diversos pontos da ilha
Datas: 25 a 29/11
Horários: manhã e tarde
- Cabo de Santo Agostinho
Roda de diálogos e encerramento do Projeto Ecoar
Local: Salão Privativo do Júri, Fórum Criminal do Cabo
Data: 29/11
Horário: manhã e tarde
Palestra: “Diálogos sobre violência doméstica”
Público: Estudantes da UNINASSAU
Local: UNINASSAU do Cabo
Data: 28/11
Horário: 19h
- Petrolina
Projeto Entre Elas – Ciclo de Reflexão com mulheres
Local: Vara de Violência Doméstica
Data: 26/11
Horário: 17h
Grupo Reflexivo Coletivo Maria da Penha
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista João Ferreira Gomes
Data: 28/11
Horário: 14h30
- Igarassu
Audiência de acolhimento às vítimas de violência doméstica
Local: Salão do Tribunal do Júri, Fórum de Igarassu
Data: 27/11
Horário: 9h
Audiências de instrução e julgamento
Local: Fórum de Igarassu
Datas: 25, 28 e 29/11
Horário: expediente