COMBATE À VIOLÊNCIA
TJPE inaugura sala de acolhimento para vítimas de violência doméstica em Fernando de Noronha
A sala fica localizada no Fórum de Fernando de Noronha
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 27/11/2024 15:58
O objetivo é evitar a revitimização das agredidas, sejam mulheres, crianças, pessoas transexuais ou até homens que não queiram ter contato com o agressor (Foto: Divulgação/TJPE) |
As moradoras de Fernando de Noronha passaram a contar com uma sala de acolhimento para vítimas de violência doméstica. O espaço foi inaugurado nesta nesta segunda-feira (25) pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e com o apoio da Escola Judicial (Esmape).
A inauguração do espaço faz parte de uma série de ações promovidas na 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece até sexta-feira (29). A sala será utilizada para ouvir relatos das vítimas de forma humanizada, em reservado, com uma equipe especializada e atendendo as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O objetivo é evitar a revitimização das agredidas, sejam mulheres, crianças, pessoas transexuais ou até homens que não queiram ter contato com o agressor. Além da sala, o Fórum de Fernando de Noronha recebeu uma brinquedoteca para crianças em situação de vulnerabilidade, uma sala de amamentação e um espaço multiuso.
“A instalação de salas para proporcionar à mulher e às crianças um acolhimento de segurança, cuidado e escuta representa mais uma demonstração do compromisso do TJPE, através da Coordenadoria da Mulher, com a proteção da mulher e o cuidado com crianças em situação de vulnerabilidade. A partir dessa iniciativa fica a chancela de que em Noronha também se diz não a violência contra a mulher”, destacou a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE, desembargadora Daisy Andrade Pereira.
“A iniciativa do Tribunal de Justiça é emblemática porque um dos problemas que recrudesce na ilha é exatamente a questão da violência doméstica e familiar e da violência contra a mulher de uma maneira geral”, defendeu a juíza da Vara Única Distrital de Fernando de Noronha, Fernanda Moura.
A 28ª Semana da Justiça pela Paz em Casa promove ações para combater a violência doméstica através da prevenção, rodas de diálogo, projeção de mensagens em prédios da ilha de Fernando de Noronha e divulgação de informações através das campanhas de enfrentamento da violência contra a mulher.
As iniciativas do TJPE acerca do tema também integram os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher que vão de 25 de novembro a 10 de dezembro.