Patrimônio

Restauração do Palácio Joaquim Nabuco é anunciada pela Alepe

O contrato entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e o consórcio vencedor da licitação será assinado na terça (26)

Publicado em: 21/11/2024 13:13 | Atualizado em: 21/11/2024 13:28

Palácio Joaquim Nabuco fica no Centro do Recife  (Foto: Arquivo )
Palácio Joaquim Nabuco fica no Centro do Recife (Foto: Arquivo )
O sonho de  restauração do Palácio Joaquim Nabuco, no Centro do Recife, está  mais perto de virar realidade. 
 
O contrato entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o consórcio vencedor da licitação será assinado na terça-feira (26).
 
A antiga sede da Alepe será alvo de obras realizadas pelo consórcio formado pelas empresas Konex Incorporações e Serviços LTDA e Cinzel Engenharia LTDA.
 
O imóvel será transformado em museu do Poder Legislativo estadual. 
 
As obras devem começar em dezembro deste ano. Após a conclusão, os visitantes terão acesso gratuito ao novo equipamento histórico e cultural da cidade.
 
 A cerimônia de assinatura será às 11h, na sede da Alepe.
 
Como será

O cronograma inicial prevê um ano e meio de obras.
 
 A reforma e o restauro do prédio seguirão critérios de conservação do patrimônio estadual, conforme estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
 
O cumprimento das orientações garante a preservação de características do prédio e viabiliza um ambiente seguro e adequado para as futuras visitações. 
 
A obra está orçada em cerca de R$ 24 milhões e será realizada com recursos próprios da Alepe. 
 
O espaço, composto por três andares, será transformado num museu contemplativo e de interação com os visitantes. 

Tudo será recomposto, mantendo a originalidade dos antigos móveis e a estrutura arquitetônica para levar o visitante a uma verdadeira imersão na história do parlamento pernambucano.
 
 O museu reunirá documentos históricos, mobília, obras de arte e objetos que contam a história política do estado de forma interativa.

História 
 
O Palácio Joaquim Nabuco  abrigou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de 1º de março de 1875 a 1º de agosto de 2017.
 
Localizado na rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, o imóvel foi tombado pelo patrimônio estadual.
 
 Em 2021, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) aprovou, por unanimidade, o tombamento da antiga sede da Alepe.

Também foram incluídos os seus acervos mobiliário, artístico e bens integrados. 
 
Projeto
 
O Palácio Joaquim Nabuco foi projetado pelo arquiteto José Tibúrcio Pereira Magalhães, e teve sua construção iniciada no começo da década de 1870.
 
 A inauguração ocorreu em 1 de março de 1875, com o prédio ainda inacabado. 
 
A obra só foi entregue definitivamente no dia 20 de janeiro de 1876.
Com a inauguração da nova sede da Alepe, o Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na Rua da União, a poucos metros de distância, o prédio no estilo neoclássico com influência eclética se transformou em espaço dedicado a estudos e projetos culturais.

Uma joia
 
Com três pavimentos e salões repletos de móveis e obras de arte, o Palácio Joaquim Nabuco respira a história de Pernambuco.
 
Da arquitetura aos lustres e cadeiras seculares, passando pelos documentos, o acervo está disponível para consulta de estudantes e profissionais interessados em conhecer o passado do parlamento.
 
O Palácio Joaquim Nabuco foi batizado em homenagem ao abolicionista pernambucano, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, nascido no Recife, em 1849, e que morreu nos Estados Unidos, em 1910. O entorno do imóvel foi tombado pelo patrimônio estadual e o prédio está em fase de análise para a preservação.

Quem cruza as pontes históricas da capital pernambucana para chegar ao prédio, observa o destaque da cúpula dourada. 
De perto, o edifício, em tom de azul, chama a atenção pelos detalhes.

Na entrada, escultura dos leões ladeiam o antigo portão principal.