FESTA DO MORRO

Festa do Morro Conceição recebe investimento de R$ 400 mil da Prefeitura

Festejo católico começa na próxima quinta-feira (28) e segue até o dia 8 de dezembro. Diversas equipes municipais, como CTTU, Controle Urbano, Cultura, dentre outros, estarão mobilizados atuando em apoio com o Santuário Morro na organização do evento

Publicado em: 25/11/2024 19:58 | Atualizado em: 25/11/2024 22:32

Festa segue até o dia 9 de dezembro (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)
Festa segue até o dia 9 de dezembro (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro chega este ano à sua 120ª edição e tem início nesta quinta-feira (28). A Prefeitura do recife divulgou nesta segunda-feira (25) que está aplicando um valor de mais de R$ 400 mil para estrutura, apoio logístico e atrações culturais da festa.

Através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, serão montados um pavilhão e palco, com 14 metros de largura e 12 de profundidade, na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz, painéis de LED, para receber e entreter o público nas celebrações à santa.

O espaço também contará com banheiros químicos, geradores e blimps, para sinalizar e ordenar a festa. Além disso, entre as atrações artísticas estarão  Marcelo Pernambucano, Nádia Maia e DJ Roony Moura.

Trânsito

O trânsito passará por alterações nas proximidades do santuário por conta da festa. A partir desta quinta, o tráfego de veículos para acessar o Morro da Conceição estará restrito para os moradores que comprovarem a residência no local.

A interdição permanece até o dia 9 de dezembro, após a finalização do festejo religioso. Para orientar e dar apoio à população, a CTTU terá um total de 80 agentes de trânsito, podendo variar de acordo com a necessidade.

Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão interditados e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da segunda-feira (9), após o término da festa. 

Licenciamento do comércio informal

Para a festa desse ano, a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) licenciou em torno de 200 comerciantes informais que trabalham com artigos religiosos e alimentação para o período da Festa do Morro da Conceição. 

Durante o período de 4 a 8 de dezembro, quando deve ocorrer a maior concentração de fiéis, a equipe da Secon no local será de 200 pessoas, divididas em três turnos, de forma a garantir a fiscalização do comércio informal, mantendo a mobilidade e o ordenamento público

A Festa do Morro segue com programações culturais e religiosas ao longo de 11 dias, culminando com uma grande procissão no dia 8 de dezembro. Nesse ano, o tema da festa é "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro".

Tragédia no Morro
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

A edição deste ano da Festa da Imaculada Conceição do Morro acontece quatro meses após desabamento do teto da igreja, que deixou duas pessoas mortas e mais de 20 feridas. No dia do acidente, estava sendo feita distribuição de cestas básicas.

A Defesa Civil do Recife atuou no isolamento da área; atendimento social às pessoas afetadas e suas famílias e o escoramento da área embaixo do coreto. Também foi prestado apoio psicológico e auxílio funeral para as famílias das vítimas fatais.

Ao todo foram 87 dias de obras para recuperar o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que foi liberado para organização nesta segunda-feira.

As equipes técnicas responsáveis pela obra, vinculadas ao Governo de Pernambuco, concluíram a primeira etapa da reconstrução, que incluiu a substituição completa do teto.