STJ

Polícia Federal prende lobista e investiga assessores STJ sobre venda de setença

A investigação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Publicado em: 26/11/2024 13:29

Lobista Anderson de Oliveira Gonçalves (Crédito: Reprodução)
Lobista Anderson de Oliveira Gonçalves (Crédito: Reprodução)

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves (foto em destaque) foi preso, na manhã desta terça-feira (26/11), no âmbito da Operação Sisamnes, que tem como objetivo investigar crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

O suspeito, segundo as diligências da Polícia Federal, atuava na venda de influências sobre ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de negociar decisões antecipadas de processos. A operação também mira assessores de ministros do STJ, incluindo chefes de gabinete de ministros.



A apuração foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações indicam que Gonçalves, empresário e lobista, teria acesso privilegiado a decisões antecipadas de ministros do STJ e, por meio desse acesso, vendia sua influência para garantir decisões favoráveis a clientes que pagavam por esses serviços. Ele se apresentava como advogado, embora sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
Confira a matéria completa no Metrópoles