FURTO DE ÁGUA
Operação identifica desvio de água em fábricas suficiente para abastecer 480 casas por um mês
A irregularidade envolveu quatro fábricas de reciclagem de plástico e pré-moldados
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 01/11/2024 16:13
Além das redes de abastecimento irregulares, foram encontrados cabos de alumínio e cobre nos locais (Foto: Divulgação/Compesa) |
Quatro fábricas de reciclagem de plástico e pré-moldados, localizadas em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foram flagradas utilizando ligações clandestinas para o abastecimento de água. A água foi desviada por cinco anos, o suficiente para abastecer 480 imóveis em um mês.
A ação que identificou as irregularidades faz parte de uma parceria entre a Compesa, Neoenergia e Instituto de Criminalística (IC).
Segundo a Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, o volume furtado pelos estabelecimentos foi estimado em 4,8 milhões de litros em cinco anos, levando-se em consideração que esse foi o período em que uma das fábricas teve a sua ligação de água cortada, mas manteve as atividades.
Ao todo, cinco responsáveis pelas fábricas foram autuados por furto de água e energia, que foram encaminhados à delegacia. Além das redes de abastecimento irregulares, foram encontrados cabos de alumínio e cobre nos locais.
As fábricas tiveram o fornecimento de água cortado, com a remoção da encanação, e os materiais pertencentes à distribuidora de energia recolhidos.
A Coordenação de Segurança Patrimonial criada recentemente pela Compesa está à frente do planejamento das novas operações contra furto de água que estão sendo realizadas em todo estado.
O objetivo é combater o aumento do índice de furtos, ações que penalizam a população, que fica sem água ou com o abastecimento precário.
Denúncias sobre furtos de água podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento da empresa, como o 0800 081 0195, site ou aplicativo.