INVESTIGAÇÃO

Militar foi até a casa de Moraes para prendê-lo, aponta PF

Relatório indica que militar com codinome "Gana" foi às imediações da residência funcional de Moraes em operação clandestina para sequestro

Publicado em: 20/11/2024 12:34

Ministro Alexandre de Moraes (foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela)
Ministro Alexandre de Moraes (foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela)

Um militar foi à quadra onde fica a residência funcional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para sequestrá-lo, no final de 2022, aponta relatório da Polícia Federal. Com o codinome “Gana”, o agente participou de uma operação clandestina com participação de Mauro Cid, então ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A PF prendeu nesta terça-feira (19/11) militares envolvidos num plano para assassinar o magistrado, além do presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

 

De acordo com a Polícia Federal, seis militares do Exército participaram dos preparativos para sequestrar e matar Moraes. A maioria deles adotou nomes de países para evitar identificação. Os diálogos obtidos pela PF mostram que o grupo se organizou para investir contra o magistrado no dia 15 de dezembro.

 

“Conforme exposto, de acordo com as mensagens analisadas, Gana estava inicialmente no final do bairro Asa Sul. Em uma das mensagens ele diz: ‘Andei a Asa Sul inteira’. Nesse sentido, os dados obtidos pela investigação confirmaram que o ministro Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022, tinha residência funcional [no local]”, diz um trecho do relatório da PF.

 

 

 

Confira as informações completas na coluna Paulo Cappelli, no Metrópoles.

Tags: investigação | pf | moraes |