FÉ
Lançamento do ''Caminhos do Dom'' será nesta quarta (27); confira
O evento será às 11h desta quarta-feira (27), na igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 26/11/2024 20:52 | Atualizado em: 26/11/2024 21:01
Foto: Divulgação |
O lançamento do Caminhos do Dom no Roteiro da Fé, um roteiro que vai mostrar os caminhos que Dom Helder percorreu, será feito às 11h desta quarta-feira (27), na igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista, no Recife.
O evento será aberto com uma apresentação musical, em seguida será feito o anúncio oficial. O momento será encerrado com uma Celebração Eucarística, com o Pe. Fabio Potiguar dos Santos, capelão das Fronteiras.
Foram selecionados dez locais escolhidos para contar um pouco da história do arcebispo Dom Helder Camara. Confira:
01 - INSTITUTO DOM HELDER CAMARA
O Instituto Dom Helder Camara fundado pelo próprio Dom Helder, em 1984, com o nome de Obras de Frei Francisco e que é composto pelo Memorial Dom Helder Camara, a Casa de Frei Francisco e o Novo CEDOHC.
MEMORIAL
Compõem o Memorial: A igreja Nossa Senhora da Assunção das Fronteiras ou simplesmente igrejinha das Fronteiras, a Casa Museu- local onde, após aderir ao Pacto das Catacumbas, Dom Helder morou por 31 anos, atrás do altar mor da igreja, O Espaço Dom José Lamartine, ou o Terraço das Fronteiras, onde ele gostava de sentar e conversar, hoje espaço para reuniões e a Exposição Permanente, onde estão seus objetos de uso pessoal, como batinas e a cruz de madeira, prêmios, fotos e a sua querida coleção de corsas.
NOVO CEDOHC
O Novo CEDOCH está em fase de construção e, quando concluído, abrigará , com segurança e praticidade, todo o acervo de escritos do Dom e sobre ele, com cerca de 200 mil páginas e algo em torno de 19 mil imagens.
02 – CASA DE FREI FRANCISCO
Fundada por Dom Helder em 1984, teve seu terreno comprado e sua construção realizada com o fruto de prêmios que o Dom recebia no exterior. Criada originalmente para ser um tipo de albergue, hoje é um local de apoio para crianças e adolescentes, no contra turno, atendendo em torno de 100 crianças e adolescentes a cada ano.
03 – PALÁCIO SÃO JOSÉ DOS MANGUINHOS
Residência oficial dos arcebispos de Olinda e Recife a partir do início do século XX, teve sua função diversificada, nos tempos de Dom Helder, que utilizou o local para encontros por diferentes segmentos sociais, inclusive para encenações teatrais, realizando as famosas “noitadas culturais”.
E, a partir de 1968, após sua adesão ao Pacto das Catacumbas, deixou de ser sua residência oficial, que passou a ser a sacristia da igrejinha das Fronteiras.
04 – JUVENATO DOM VITAL
Localizado na rua do Giriquiti, abrigou, inicialmente, várias instituições de ensino. Durante o arcebispado de Dom Helder, passou a abrigar instituições da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Além da Cúria Metropolitana, passou a funcionar no prédio a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Sessão Regional Nordeste II (CNBB NE II) e o Instituto de Teologia do Recife (ITER).
05 – RÁDIO OLINDA
Criada em 8 de dezembro de 1953, foi adquirida pela Arquidiocese de Olinda e Recife na década de 1960, com a missão de levar o evangelho não só para região metropolitana, como para todo o Estado.
Foi na Rádio que, de 01 de abril de 1974 até 22 de abril de 1983 foi ao ar, o programa Um Olhar Sobre a Cidade, onde, de segunda a sábado, pontualmente às 6h55, Dom Helder lia crônicas com mensagens do dia a dia, de amor, fraternidade, mas também de preocupação com problemas inerentes ao modo de vida daqueles tempos.
06 – SEMINÁRIO REGIONAL NORDESTE II (SERENE)
“Inauguração que vale um símbolo”, esse foi o título do discurso de inauguração do Seminário Regional Nordeste II proferido por Dom Helder Camara, no dia 05 de maio de 1965, em Camaragibe. O SERENE II foi uma experiência de seminário que buscava uma formação para os jovens vocacionados não apenas religiosa, mas, também com total vivência nas comunidades de base. Atualmente, no prédio funciona a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP).
07 – UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Um fato histórico, envolvendo Dom Helder e a Unicap, aconteceu em 1968, no período da Ditadura Militar, quando ele saiu em defesa dos estudantes que buscaram abrigo dentro do campus, para fugir de uma perseguição dos militantes em represália a uma passeata nas ruas do Recife.
Tal acontecimento ficou conhecido como Cerco à Unicap.
08 - PRAÇA PADRE HENRIQUE
O Monumento Tortura Nunca Mais é localizado na praça Padre Henrique (Rua da Aurora, Recife).
Pe. Antonio Henrique, ligado a Dom Helder Camara e a quem ele confiava a condução da juventude na Arquidiocese foi sequestrado, torturado e morto, em 27 de maio de 1969, para atingir diretamente o arcebispo.
09 – MEMORIAL DA DEMOCRACIA DE PERNAMBUCO FERNANDO VASCONCELOS
O Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, inaugurado em 29 de dezembro de 2022, é um espaço para preservação da memória, das lutas por liberdade e por justiça social. Instalado no casarão do Sítio Trindade, o Chalé Trindade Peretti, em Casa Amarela, o memorial abriga um vasto acervo documental da Comissão da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criada em 2012, pelo ex-governador Eduardo Campos. O acervo resultou em uma exposição que ocupa cinco salas do casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
10 – IGREJA DE SÃO SALVADOR DO MUNDO – CATEDRAL DA SÉ EM OLINDA
Dedicada a Jesus Cristo como Salvador do Mundo, é também conhecida como Catedral da Sé.
É lá que se encontram os túmulos de Dom Helder Camara, ladeado por seu secretário para assuntos da juventude, Pe. Antonio Henrique e Dom José Lamartine, seu bispo auxiliar.
Ao percorrer os dez locais que compõem o Caminho do Dom, estaremos imergindo na história de Dom Helder Camara, conhecendo um pouco da sua história e nos tronando, cada um, cada uma, semeadores de sementes de amor, justiça e paz.