Violência
''Justiça com as próprias mãos"; veja 11 casos de espancamento e linchamento registrados este ano, no Grande Recife
Registro mais recente aconteceu nos Coelhos, na capital pernambucana, depois de um homem ser apontado como agressor de criança
Por: Mareu Araújo
Publicado em: 25/11/2024 12:54 | Atualizado em: 25/11/2024 14:16
IML fica no Centro do Recife (Foto: Arquivo) |
Após denúncias de populares de que um homem de 33 anos teria agredido uma criança, moradores do bairro dos Coelhos, na área central do Recife, se juntaram e o espancaram até a morte.
Este não é um caso isolado de ‘justiça com as próprias mãos’.
Só neste ano, no Grande Recife, o Diario de Pernambuco noticiou 11 ocorrências, sendo duas de linchamento, quando resulta em morte.
Outro caso de linchamento aconteceu em agosto. Um homem de 43 anos foi linchado por populares no município de Paulista, no Grande Recife.
Suspeito de ter estuprado uma menina de 9 anos, ele teria sido esfaqueado, agredido com pedradas e chegou a ter o pênis decepado.
Segundo o artigo 345 do Código Penal, “fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite: pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência”.
Relembre os casos
O primeiro deles aconteceu em maio. Um homem de identidade não divulgada foi espancado por moradores após roubar pessoas que passavam na Avenida General Manoel Rabelo, no bairro do Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes. O homem foi retirado do local sem conseguir andar e precisou ser arrastado por policiais militares.
Em 1º de junho, em Paulista, um adolescente de 17 anos suspeito de praticar um roubo foi espancado por populares e apreendido pela Polícia Militar. O jovem teria sido pego por populares em um condomínio, por suspeita de ter roubado um celular de uma pessoa que passava pelo local.
No final de junho, um assalto a ônibus, em Paulista, terminou com dois adolescentes apreendidos e um deles agredido por populares. O jovem sofreu um ferimento na cabeça e precisou ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista.
Em julho, um homem tentou matar a ex-companheira e o namorado dela e foi espancado por moradores. O caso aconteceu em Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Ainda em julho, um rapaz foi agredido após tentar furtar um celular, o caso aconteceu nas imediações do Shopping Boa Vista. O suspeito foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby.
Em setembro, durante outro assalto a ônibus, o suspeito pulou da janela do coletivo após ter notado a aproximação de Policiais Militares. Então, pessoas que estavam na via correram atrás dele e começaram a agredi-lo, nesse momento, as equipes da PM impediram o linchamento.
Em outubro, um jovem que estaria cometendo assaltos em Boa Viagem acabou sendo agredido por populares com chutes e socos. Outro caso aconteceu no bairro dos Aflitos, um homem suspeito de praticar roubos na Avenida Conselheiro Rosa e Silva foi espancado por cerca de 30 minutos por populares revoltados com a ação criminosa.
Ainda em outubro, policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar realizavam rondas na área quando perceberam um grupo de pessoas correndo em direção a um homem que estava em uma bicicleta. Os policiais logo intervieram, interrompendo a tentativa de linchamento. De acordo com testemunhas no local, o homem havia roubado a bicicleta de uma pessoa que passava na avenida.