OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito sobre tentativa de golpe será enviado à PGR na segunda

Gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, deverá remeter relatório final sobre inquérito apenas na próxima semana

Publicado em: 22/11/2024 13:15

O próximo passo após o inquérito ser enviado à PGR será enviar os autos à instituição
 (Crédito: Rosinei Coutinho / SCO / STF)
O próximo passo após o inquérito ser enviado à PGR será enviar os autos à instituição (Crédito: Rosinei Coutinho / SCO / STF)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As informações constam no inquérito da Polícia Federal (PF) que apurou a tentativa de golpe de Estado em 2022, após as eleições em que Bolsonaro saiu derrotado. O relatório da investigação foi direcionado na quinta-feira (21/11) ao STF, sob os cuidados do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação.

O indiciamento dos investigados representa a primeira ação decorrente da conclusão do inquérito. Após essa etapa, o próximo passo é o envio dos autos à PGR.

É o órgão chefiado por Paulo Gonet que vai emitir um parecer sobre a consistência das provas para a denúncia, ou não, dos investigados. A PGR também pode pedir novas diligências sobre o caso. O parecer será direcionado ao ministro Moraes.
 
Confira a matéria completa no Metrópoles